08/08 - Dia Nacional de Combate ao Colesterol
- por Oncocentro Curitiba
Hoje, Dia Nacional de Combate ao Colesterol traz um alerta para os riscos de doenças. O descontrole do colesterol, por exemplo, pode levar ao infarto e a insuficiência cardíaca.
Diferença entre o colesterol bom e o ruim
O colesterol dito “ruim” é o LDL colesterol, é o tipo de colesterol que facilita o depósito de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O colesterol “bom” é o HDL colesterol ou lipoproteínas de alta densidade, é responsável pela “limpeza” do sistema cardiovascular, fazendo o transporte reverso da gordura acumulada nas paredes das artérias.
Colesterol alto
Tanto o colesterol HDL “bom” quanto o LDL “ruim” são enviados do fígado para a circulação. Estima-se que cerca de 85% dos níveis de colesterol ruim são secundários à secreção pelo fígado, enquanto 15% são provenientes da dieta.
Que riscos o colesterol alto pode apresentar à saúde?
Níveis altos de LDL no sangue são um importante fator de risco para problemas no coração, entre eles a doença das artérias que podem determinar a angina ou o infarto. Além disso, também estão relacionados a outros tipos de complicação como doenças da principal artéria do corpo, além de demência e acidente vascular encefálico, o derrame cerebral. Por outro lado, níveis altos de HDL podem conferir algum grau de proteção para estas doenças.
Como prevenir?
O estilo de vida está ligado aos hábitos alimentares e ao grau de atividade física, fatores que influenciam diretamente a saúde da população. Ter um estilo de vida saudável, ou seja, praticar exercícios físicos e ter uma dieta equilibrada como parte da rotina é fundamental nesse sentido. Quanto a alimentação, o ideal é manter um equilíbrio entre essas escolhas e entender o que pode contribuir para o bom funcionamento do corpo.