23/11 - Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

por Oncocentro Curitiba

Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Confira alguns dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:

- Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea

- Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção

- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna

- Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos

- Inchaço abdominal

- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)

- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção

- Fadiga, letargia, ou mudanças no comportamento, como isolamento

- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação.

Diagnóstico precoce

Na fase inicial, os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil podem se assemelhar a sintomas de doenças comuns da infância. Logo, é importante sempre avaliar. A orientação aos pais é que muitas vezes a criança não inventa sintoma. Por isso, todas as crianças devem ter um acompanhamento ao pediatra regularmente e toda queixa que a criança tem deve ser valorizada. E isso serve também para os profissionais de saúde.

Os profissionais, por sua vez, além de valorizar as queixas, devem identificar os sinais e sintomas e avaliar quando uma criança pode ter uma condição mais séria e necessitar de exames para investigação diagnóstica. Todo sintoma que não é bem explicado ou persistente deve levantar a suspeita que deve ser uma situação mais séria. Quando a criança vai ao posto duas ou três vezes com o mesmo sintoma, isso pode ser um alerta.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui