31/05 - Dia Mundial Sem Tabaco
- por Oncocentro Curitiba
O Dia Mundial sem Tabaco é 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O hábito de fumar é extremamente viciante e tem efeitos prejudiciais à saúde no longo prazo. Mas, se a pessoa quiser, é possível abandonar o vício. Veja a seguir algumas estratégias que podem te ajudar:
- Foco em se manter longe do cigarro: O objetivo não deve ser parar de fumar, mas como permanecer firme nesse propósito. Para evitar recaídas, crie pequenas metas em vez de uma mais difícil de alcançar. Para isso, é preciso identificar quais são os gatilhos que fazem com que você tenha vontade de fumar e eliminá-los aos poucos.
- Aprenda com os erros: A maioria das pessoas que fuma tenta largar o cigarro de 8 a 12 vezes antes de conseguir abandonar de vez o vício. Quanto mais as pessoas extraírem ensinamentos sobre suas tentativas fracassadas, maiores as chances de conseguir largar o cigarro de vez.
- Use a tecnologia: Recomenda-se a utilização de algum dos diversos aplicativos disponíveis no mercado que oferecem recursos para ajudar a parar de fumar como uma das formas de combater o vício (o que não dispensa o acompanhamento médico).
- Procure ajuda médica: Recomend-se às pessoas que querem parar de fumar consultar um especialista médico, que irá oferecer diferentes possibilidades de tratamentos e estratégias, de acordo com as necessidades de cada um.
- Como ajudar alguém a parar de fumar: Se você quer mesmo ajudar alguém a abandonar o vício, a melhor estratégia é ser pró-fumante e contra o cigarro. Isso significa não ter uma atitude de julgamento ou estigma. Se a pessoa se sentir julgada, ela vai ser reativa e a tendência é que ela minta, dizendo que parou de fumar mesmo quando isso não for verdade.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui