Alimentação balanceada é fundamental para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue
- por Oncocentro Curitiba
A dieta para a gota tem o objetivo de diminuir o consumo de alimentos ricos em purinas, um tipo de proteína que, em excesso, aumenta os níveis de ácido úrico no organismo e que se encontra principalmente em carnes vermelhas, peixes, como atum e sardinha, e frutos do mar.
Uma dieta balanceada é fundamental para diminuir os níveis de ácido úrico no sangue e auxiliar no tratamento da gota, sendo, por isso, recomendado priorizar a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, e leite e derivados com baixo teor de gordura.
Além disso, é importante também beber cerca de 2 litros de líquidos por dia, que pode incluir água e chás de ervas, pois essas bebidas ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo pela urina, prevenindo a gota. Veja a seguir alimentos que devem ser evitados, os que devem ser consumidos com moderação e aqueles que são permitidos.
Alimentos que devem ser evitados
- Bebidas alcoólicas, como licor, vinho e cerveja;
- Vísceras, como coração, rins, moela e fígado;
- Molhos e temperos artificiais, como ketchup, mostarda, maionese e molhos de salada;
- Embutidos, como salsicha, presunto, salame ou mortadela;
- Carne vermelha em excesso, como carne bovina, de porco ou de cordeiro;
- Frutos do mar como: ostras, camarão, polvo, lula, mexilhões e vieiras;
- Alguns tipos de peixes, como anchova, arenque, cavala, bacalhau, salmão e sardinha;
- Cereais refinados, como arroz branco, pão branco ou macarrão branco;
- Alimentos com alto teor de frutose, como refrigerantes, sucos de caixinha ou em pó, mel, chocolates, bolos, bolachas e sorvetes.
Esses alimentos devem ser evitados sempre que possível, para prevenir o aumento de ácido úrico e o surgimento das crises de gota.
Alimentos que devem ser consumidos com moderação
Alimentos como ovos, carnes bovinas magras, aves sem pele e peixes que não foram mencionados anteriormente, podem ser consumidos com moderação. Devendo-se, por isso, consumir uma porção entre 60 e 90 gramas de carne, peixe ou aves por dia.
Algumas pessoas relatam que alguns alimentos como morango, laranja, tomate e nozes ativam a crise de gota, no entanto esses alimentos não são ricos em purina. Além disso, não existem evidências científicas que confirmem que esses alimentos causam crises de gota.
Alimentos permitidos
Durante o tratamento da gota é recomendado priorizar alimentos com baixas quantidades de purinas, além de alimentos com boas quantidades de água, vitaminas e fibras, como:
- Vegetais frescos, como agrião, cenoura, tomate, abóbora, cebola, pepino, brócolis, couve-flor, espinafre, tomate e alface
- Frutas frescas, como maçã, laranja, melancia, limão, maracujá, morango, melão;
- Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado, iogurte desnatado e queijos brancos, como ricota ou cottage;
- Leguminosas, como grão-de-bico, feijão, lentilha e soja;
- Cereais integrais, como arroz integral, milho, macarrão integral ou pão integral.
Além disso, os alimentos como o azeite, e as sementes de linhaça, sésamo e abóbora, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a eliminar as toxinas do organismo, diminuindo a dor e a inflamação nas articulações.