Alimentos embutidos e defumados aumentam o risco de câncer
- por Oncocentro Curitiba
A organização mundial da saúde (oms) afirma que o consumo excessivo de alimentos embutidos e processados como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal.
Um dos fatores de risco para desenvolver o câncer, através da alimentação, é o alto consumo de alimentos embutidos e defumados. A organização mundial da saúde (oms) afirma que o consumo excessivo de alimentos embutidos e processados como salsicha, presunto, salame e mortadela aumentam o risco de desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer colorretal.
A substância cancerígena que pode ser gerada com o consumo desses alimentos é a nitrosamina. Essa substância é proveniente do nitrito e nitrato de sódio, existente em grande quantidade nesses alimentos, por meio de um processo chamado nitrosação.
Para a Oncocentro a regra é diminuir a quantidade de alimentos embutidos e defumados de sua dieta. O consumo desses alimentos é elevado pela população brasileira. Por isso, vale informar sobre os prejuízos e incentivar a diminuição do consumo. Além deles apresentarem algumas substâncias consideradas cancerígenas, apresentam ainda elevada quantidade de sódio, gordura e conservantes que tendem a prejudicar a saúde da população.
O consumo de 50g de alimentos embutidos e defumados aumenta em 18% o risco do desenvolvimento de câncer colorretal, sendo classificados no grupo 1 de evidência de ligação com o câncer, segundo a agência internacional de pesquisa em câncer (iarc).