Alimentos que favorecem a saúde dos rins
- por Oncocentro Curitiba
Nossos rins são responsáveis por diferentes funções vitais em nosso corpo como: A eliminação de toxinas e dejetos, o equilíbrio hídrico do nosso corpo e a produção de hormônios que atuam em nossos ossos e sangue.
Com funções assim já era de se esperar que a ingestão regular de água trouxesse muitos benefícios para a nossa saúde.
No entanto, algo que nem todos sabem é que existem também alimentos que podem auxiliar no funcionamento desse órgão vital, assim como existem outros que, em excesso, são prejudiciais. Confira a seguir quais alimentos podem ajudar a cuidar melhor da saúde dos rins.
Alimentos que podem ajudar o seu rim
O rim tem “grandes responsabilidades” para manter nosso corpo em equilíbrio assim como produzir hormônios vitais para nossa saúde. Alimentos que tornam esse equilíbrio mais “fácil”, logicamente, tornam o trabalho dos nossos rins algo menos trabalhoso e propenso a complicações. Veja quais:
- Frutas Cítricas: Frutas como a Laranja, o Melão ou o Limão possuem o ácido cítrico que é capaz de dissolver e prevenir a formação de cristais (pedras) nos rins. Ingerir essas frutas em forma de sucos também é uma opção desde que seja natural.
- Leite, Iogurtes e derivados: O rim é responsável pela Vitamina D que ajuda a absorção de cálcio nos ossos, além disso, a própria ingestão de cálcio em quantidades moderadas ajudam a prevenir a formação de pedras nos rins, ao contrário do que alguns acreditam.
- Folhas verdes escuras: Também sendo ótimas fontes de vitaminas, fibras, ferro e cálcio, elas ajudam a prevenir a formação de pedras nos rins. Assim, elas são boas para nosso corpo como um todo.
- A cranberry: Estudos indicam que a fruta pode prevenir infecções no sistema urinário, assim como a formação de cristais no órgão renal. Isso acontece pois ela possui propriedades anti-inflamatórias, prevenindo também o aumento de bactérias na bexiga.
Alimentos que podem atrapalham o seu rim
Era de se esperar que, enquanto uns alimentos fossem capazes de exercer contribuição positiva ao seu rim, outros fossem capazes de atrapalhar. Veja a seguir alguns alimentos para se ter cuidado:
- O sal: O excesso de sódio é o “grande vilão” do seu rim pois pode favorecer a formação das pedras, assim aumentar sua pressão arterial e, consequentemente, as funções renais. Lembre-se que ele existe em grandes quantidades em alimentos processados e que você pode substitui-lo como tempero por opções mais naturais como azeite, cebolinha, salsa, suco de limão e cebola por exemplo.
- Proteínas: O seu excesso, principalmente em carne vermelha, pode fazer com que o seu sistema renal tenha que trabalhar muito para realizar filtragem da amônia e ureia. Ela também pode aumentar a excreção de cálcio e pedras nos rins, entre outros.
- Potássio: Alimentos como batata doce, banana ou água de coco são ricos em potássio que, em quantidades regulares, apresenta funções importantes no corpo. Porém em excesso pode levar à um caso de hipercalemia ou problemas cardíacos.
Atenção: Tanto para averiguar o equilíbrio dos nutrientes do seu corpo, prevenir doenças, indicar ingestão de nutrientes específicos ou para diagnosticar algum quadro com antecedência, é necessário que haja o acompanhamento médico regularmente.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui