Amenizando os sintomas do lúpus através da alimentação
- por Oncocentro Curitiba
A alimentação em caso de lúpus é uma parte importante do tratamento, pois ajuda a controlar a inflamação do organismo, aliviando sintomas comuns como cansaço excessivo, dor nas articulações, queda de cabelo, problemas cardiovasculares e as manchas na pele.
Por isso, o ideal é que quem sofre com lúpus faça uma consulta com o nutricionista, para adequar a sua dieta.
Além disso, ter uma dieta adaptada também ajuda a controlar melhor os níveis de colesterol, que é um dos maiores desafios de quem tem lúpus. Para isso, é importante fazer uma alimentação variada, colorida e rica em fibras de frutas e vegetais crus, assim como apostar em probióticos, como os iogurtes naturais ou o Kefir, pois ajudam a manter o intestino saudável e diminuem a absorção de colesterol.
Principais ingredientes funcionais para lúpus
Existem alguns ingredientes e condimentos que são considerados funcionais no caso do lúpus, ou seja, que têm ação sobre o corpo e que ajudam a diminuir a inflamação e a controlar a doença. Esses incluem:
- Açafrão-da-terra: Protege a pele dos danos dos raios solares.
- Pimenta vermelha: Melhora a circulação e alivia a dor.
- Gengibre: Tem ação anti-inflamatória para articulações.
- Cominho: Contribui para desintoxicação do fígado.
- Manjericão: Reduz dores musculares.
- Alho: Auxilia na redução do colesterol e pressão alta.
- Romã: Proteção contra aterosclerose e doenças do coração.
Outros alimentos importantes para incluir na dieta no caso de lúpus podem ser: aveia, cebola, brócolis, couve-flor, repolho, beterraba semente de linhaça, tomate, uva, abacate, limão, cenoura, pepino, couve, lentilha e os germinados tipo alfafa.
Estes ingredientes devem ser adicionados na dieta do dia a dia, sendo que o ideal é ter pelo menos um destes ingredientes em cada refeição principal.
Veja a seguir exemplo de cardápio anti-inflamatório para lúpus.
- Café da manhã: suco de acerola com 1 cm de gengibre e 1 copo de iogurte natural com farelo de aveia.
- Meio da manhã: 1 torrada com 1 fatia de queijo branco e abacate, acompanhada de uma xícara de chá verde.
- Almoço: arroz integral, feijão, 1 bife de peito de frango grelhado, salada de folhas verdes com tomate e, de sobremesa, 3 quadradinhos (30g) de chocolate meio amargo.
- Lanche da tarde: 30 g de cereais com amêndoas e leite de vaca ou bebida de arroz ou aveia.
- Jantar: creme de abóbora com alho e 1 fatia de pão integral.
- Ceia: 250g de mingau de aveia ou 1 iogurte natural.
Esta sugestão é uma dieta funcional antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e com alimentos que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol, que ajudam a minimizar não só os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados no tratamento, como também a manter o peso constante que é outro fator importante pra manter o lúpus controlado.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui