Boa alimentação e qualidade de vida caminham juntas
- por Oncocentro Curitiba
A alimentação saudável é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, porque faz nosso corpo funcionar de forma adequada e também ajuda na prevenção de doenças.
Ela deve ser balanceada, rica em proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas, água e sais minerais. Esses itens são essenciais para todas as pessoas que pretendem ter uma vida melhor. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições do dia a dia.
O ideal é que a alimentação seja composta por uma fonte de carboidrato, uma de proteína e uma de gordura boa, além das fibras. Os benefícios podem ser observados em pouco tempo e só tendem a aumentar com o passar dos anos.
Prevenção de doenças
Comer alimentos saudáveis é uma forma de combater doenças crônicas, proporcionando a melhora na qualidade de vida. Muitos itens que ingerimos diariamente são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras enfermidades crônicas como hipertensão e dislipidemia. Por isso, alimentos ricos em açúcares e gorduras simples devem ser consumidos moderadamente.
Retarda o envelhecimento
Comer bem também ajuda a evitar doenças que podem diminuir a expectativa de vida. O consumo de alimentos saudáveis, em combinação com exercícios, pode estender a expectativa de vida.
Equilíbrio hormonal
Sempre que comemos algo, nosso corpo libera hormônios em quantidades que podem estar em equilíbrio ou não.
Com um balanço entre proteínas e carboidratos, em cada refeição e lanches do seu dia, o organismo consegue manter os níveis dos hormônios equilibrados, auxiliando não só no combate à obesidade e ao diabetes, como em diversos outros fatores que afetam diretamente na nossa qualidade de vida.
Combate às dores corporais
Desconfortos musculares, como dores nas costas e nas pernas, podem ser resultados da má alimentação, causando indisposição para realizar as atividades do dia a dia.
Existem alimentos que previnem o desgaste muscular e auxiliam na sua regeneração. Além dos alimentos que tem propriedades anti-inflamatórias, como os peixes, gengibre e abacate.
Melhora do humor
Para ter uma mente saudável é necessário um corpo saudável. Se você fornecer ao seu corpo tudo que ele precisa, sua mente lhe recompensará.
Uma boa alimentação reduz alterações de humor e pode contribuir na manutenção da liberação do cortisol, o hormônio do estresse. Consumido os nutrientes adequados você vai se sentir mais equilibrado, em forma e com mais energia para aproveitar a sua vida ao máximo.
Aumenta a energia
A ingestão de alimentos saudáveis também garante mais energia e disposição para executar as atividades do cotidiano. Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço, mau humor, insônia, sobrepeso ou obesidade.
Bons hábitos alimentares proporcionam o equilíbrio dos nutrientes essenciais para o fornecimento de energia, além disso, alguns alimentos, como a banana, também podem despertar e fortalecer áreas cerebrais relacionadas ao humor.