Calor e ar seco em Curitiba será preciso redobrar os cuidados com a saúde
- por Oncocentro Curitiba
O sol irá predominar em Curitiba, litoral e interior do Paraná nesta quarta-feira. O dia promete ser quente com chance de bater 30º C na capital paranaense. E pensar que menos de 48 horas atrás tivemos chuvarada com granizo.
O calorão desta quarta-feira é apenas o começo de dias típicos de verão. Pelos próximos sete dias, pelo menos, as máximas não baixam de 28ºC, chegando a 32ºC na próxima terça-feira.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a tendência é de rápido aquecimento e repetição do tempo em relação a terça-feira (17). Para Curitiba, a amplitude térmica aponta para uma diferença de 13 º C. O tempo seco permanece ao longo do período e sem chance de chuva.
Com o tempo seco de inverno, a baixa umidade relativa do ar no Paraná exige cuidados com a saúde. Cidades do oeste, norte e noroeste têm registrado índices abaixo dos 40% nos últimos dias.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal para saúde é entre 50% e 80%. Por isso, confira algumas dicas sobre alimentos que podem ajudar e orientações para prevenir alguns problemas respiratórios nesse período de tempo seco.
Alimentação
É importante buscar uma alimentação que ajude o sistema imunológico, para que a saúde seja preservada no período mais seco do ano.
Para isso, é necessário consumir alimentos, principalmente, com vitaminas C, D e do complexo B. Esses nutrientes podem ser encontrados em várias fontes alimentares:
- Frutas
- Hortaliças
- Proteínas magras
- Peixes e oleaginosas
- Castanhas e nozes
- Sementes de abóbora e de girassol.
Respiração
O tempo seco pode colaborar para que as pessoas tenham um maior contato com vírus e bactérias, por isso, é importante que o sistema imunológico esteja preparado.
O tempo seco faz com que a poluição fique mais tempo no ar. Com isso, essas partículas entram em contato conosco mais facilmente. Além disso, ele resseca a nossa mucosa, ou seja, o revestimento do nosso nariz e trato respiratório, fazendo microfissuras, com isso as bactérias e os vírus entram em contato mais fácil no nosso organismo causando doenças.
Veja algumas medidas que podem ser feitas para amenizar os problemas respiratórios:
- Coloque umidificadores no ambiente
- Use soros fisiológicos para deixar o nariz mais úmido
- Retire os tapetes, carpetes e cobertores.
- Umidade do ar
De acordo com o meteorologista do Simepar, nos últimos dias, Curitiba registrou índices da umidade relativa em torno de 40%.
O inverno é quando realmente o tempo fica mais seco. Com a queda da umidade do ar, é preciso redobrar os cuidados com a saúde.
Índice de umidade relativa do ar:
- Abaixo de 12%: emergência
- 12% a 20%: alerta
- 21% a 30%: atenção
- 31% a 40%: observação