Câncer de próstata pode ser mais agressivo em negros
- por Oncocentro Curitiba
O câncer de próstata, a partir dos 50 anos, é motivo de preocupação para todos os homens.
Para os negros, porém, a cautela chega um pouco antes. Estudos comprovam que as pessoas negras tendem a desenvolver a doença antes de brancos, índios e asiáticos.
O câncer de próstata está muito ligado à genética das pessoas e, por isso, os homens negros podem desenvolver a doença antes. Não se sabe exatamente o motivo pelo qual os negros tem essa tendência maior, mas estudos comprovam que, entre os negros, a doença se desenvolve em cerca de 10% mais do que em outras pessoas.
O tumor entre os negros também tende a ser mais agressivo do que em outras pessoas. Os tumores não são iguais. Eles têm vários graus de diferenciação. O que os registros mostram é que, nos negros, os tumores demoram menos para atingir uma metástase e complicar o quadro de recuperação do paciente.
Por conta da maior incidência e do maior risco, a Oncocentro Curitiba alerta que homens negros devem iniciar os procedimentos de prevenção cerca de cinco anos antes. Os negros devem começar a fazer o checkup anual aos 45 anos. Antes, falavam em 40, mas a taxa não é tão alta nesta idade. O ideal é aos 45 anos.
Alerta hereditário
Também por conta dos fatores genéticos, alertamos que pessoas que já possuem antecedentes na família devem ficar atentos alguns anos antes. Como o câncer está aliado ao fator genético, isso pode passar de pai para filho, ou de um avô para o neto. A árvore genealógica pode influenciar em casos de câncer de próstata.