Como cuidar da saúde no outono
- por Oncocentro Curitiba
Você já deve ter ouvido que é preciso redobrar os cuidados com a saúde no outono, principalmente para quem está na melhor idade.
Afinal, essa estação é marcada pelas grandes variações de temperatura e da umidade do ar. Com isso, há mais chances da proliferação de doenças virais e problemas respiratórios, como alergias, asma, rinite, bronquite, gripe e resfriado.
Também, as otites, ou infecções no ouvido, são bastante comuns nessa época e devem receber muita atenção para que não se tornem transtornos maiores a ponto de prejudicar a audição.
Como cuidar da saúde no outono?
Alguns hábitos para cuidar da saúde no outono aumentam a proteção contra doenças em qualquer estação. É preciso fortalecer as defesas do corpo e atentar-se para os possíveis focos de contaminação. Confira a seguir alguns dos principais cuidados que você deve ter com sua saúde no outono:
- Tenha uma alimentação equilibrada: Manter uma alimentação equilibrada ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido.
- Lave as mãos: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, conjuntivite e dor de garganta.
- Evite aglomerações: Uma das principais causas de doenças virais no inverno é a convivência com um grande número de pessoas em lugares fechados. Sempre que estiver em um ambiente superlotado, lembre-se de abrir as janelas do lugar para promover a circulação do ar e reduzir as chances de contaminação.
- Use o umidificador de ar: Para driblar os efeitos do tempo seco e da concentração de poluentes na atmosfera, o uso de aparelhos umidificadores é a melhor opção.
- Higienize as roupas de cama, mesa e banho: Ácaros, fungos, poeira, bactérias e outros micro-organismos ganham força quando a limpeza do ambiente doméstico não é adequada, podendo tornar-se desencadeadores para o aparecimento de alergias. Por isso, evite guardar roupas molhadas, troque os lençóis e toalhas de mesa e banho pelo menos uma vez por semana e evite deixá-los expostos o dia inteiro.
- Faça exames de rotina: Pessoas com problemas crônicos, especialmente os cardíacos, devem fazer os exames de rotina e procurar atendimento médico sempre que notar sinais de alerta, como dor na região torácica, falta de ar, dor de cabeça forte, náuseas e tontura.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui