Como deixar a pele saudável e bronzeada em meio ao solzão do verão?
- por Oncocentro Curitiba
Foi dada a largada para temporada mais quente do ano! O verão chegou e todo mundo só pensa em três coisas: curtição, sol e mar.
Apesar de toda a diversão que engloba a estação solar, não são poucos os cuidados para se ter com o corpo e a pele ao longo desses meses, especialmente, se você é do time que ama pegar um bronze.
Por incrível que pareça, atingir um belo bronzeado é mais fácil do que se imagina. Com cautela, constância e responsabilidade, ter a cor do verão e manter a saúde é o melhor das combinações.
Não deixe a diversão de lado, aprenda como deixar a pele saudável e bronzeada em meio ao solzão do verão:
Qual o melhor horário para tomar sol?
Costuma ir à praia em pleno meio-dia? Cuidado, esse horário está longe de ser o mais indicado. O melhor horário para tomar sol de maneira saudável é antes das 10h e após às 16h. Nesse horário, a incidência dos raios UVB é menor. Esses raios podem provocar queimaduras e facilitam a formação de câncer de pele. Mesmo dentro do período indicado, lembre-se que o uso do protetor é indispensável o dia inteiro!
Qual tempo máximo que pode ficar exposto ao sol?
Inicialmente, em média, deve-se tomar sol durante 30 minutos, assim é possível adquirir o bronzeamento de forma gradativa, ou seja, de pouquinho em pouquinho. Com isso, é possível aumentar o tempo em exposição direta ao sol com o passar dos dias, sem exceder o tempo de uma hora. Exemplo: no primeiro dia, fique 30 minutos pegando sol. Já no dia seguinte, 35 minutos. No próximo, mais 5 minutos e assim por diante até completar os 60 minutos indicados. Após esse período, opte por ficar na sombra e mantenha o uso do filtro solar.
Sobre o uso do protetor, é importante reaplicá-lo ao longo do dia, preferencialmente de 2 em 2 horas. Inclusive, tal recomendação vale mesmo para aqueles que vão ficar embaixo do sombreiro.
Veja agora, quais os principais segredos para se atingir o bronze perfeito de forma segura
- A dica de ouro para alcançar o bronze perfeito: É a exposição solar gradativa. Esqueça a ideia de passar o dia inteiro no sol, nada de ficar horas e horas torrando na espreguiçadeira. Pegar sol aos poucos, sempre com filtro solar, garante a 'corzinha' de forma mais duradoura e sem descamações.
- A hidratação do corpo: Deve começar de dentro para fora, então, beba muita água ao longo do verão especialmente, ao se bronzear. Além disso, uma alimentação balanceada faz toda a diferença nos resultados da pele. Invista na sua saúde, um corpo bem cuidado já é meio caminho andado para uma pele maravilhosa!
Consultar um dermatologista para saber qual protetor e quais produtos são viáveis ou não para seu tipo de pele, também deve entrar na lista dos principais segredos para garantir o bronzeado.
Quais são os produtos indispensáveis para que a pele permaneça saudável ao longo da estação solar?
O seu melhor amigo durante o verão deve ser o protetor solar. Então, não tire o filtro da bolsa por nada nesse mundo e fique atento ao fator solar ideal para sua pele.
Outro produtinho legal para a estação é a vitamina C. A substância da vitamina C é um importante antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que são estimulados ao serem produzidos pela radiação solar e que é responsável pelo aparecimento ou piora das manchas na pele como o melasma, além de prevenir o envelhecimento cutâneo.
Tons diferentes de pele pedem diferentes cuidados?
Passar protetor solar, limitar o tempo no sol e manter a pele hidratada são prioridades no verão, independentemente do tom de pele. Porém, os riscos são maiores para aqueles com peles mais claras. Pessoas de tons mais claros terão mais facilmente queimaduras se expostas ao sol fora dos horários indicados e em maior tempo. Além das queimaduras, vale lembrar que doenças como câncer de pele e melasmas, podem ser ocasionadas devido à grande exposição solar ao longo da vida.
A ação solar tem influência na saúde das pessoas em todas as tonalidades de pele. Isso porque a exposição solar abusiva provoca alterações na bioquímica do sangue. Por sua vez, ela traz consequências como o envelhecimento celular e a formação de radicais livres no sangue que ao se acumularem, podem favorecer o aparecimento de várias doenças. A partir disso, entende-se que os cuidados com a derme no sol são imprescindíveis e independem de sua coloração.
Quanto ao fator solar ideal para cada tom de pele?
Uma pele clara requer o uso de protetor solar com FPS acima de 50 pelo menos diariamente além de ser reaplicado a cada 2-3 horas, enquanto quem tem a pele negra pode fazer uso de um filtro solar com um FPS um pouco menor (a partir de 30).
E o bronzeamento à lá Anitta com fitas isolantes? Tá permitido?
O principal risco do uso de fitas isolantes para o bronzeamento está na reação da pele ao entrar em contato com esse material. Além de problemas circulatórios, que acontecem com fitas isolantes apertadas, a dermatite de contato é o risco mais comum. Sendo um tipo de sensibilização, alergia do contato desse material com a pele, a dermatite leva incômodos, pruridos, feridas e pode até deixar marcas, não é recomendado o uso de fitas isolantes para garantir a marquinha.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui