Dezembro Laranja – Alerta a população dos riscos do câncer de pele
- por Oncocentro Curitiba
O Dezembro Laranja é uma iniciativa que tem por objetivo alertar a população dos riscos do câncer de pele, tipo mais incidente e prevalente no Brasil e no mundo, além de demonstrar que, com atitudes simples, é possível se prevenir.
A exposição à luz solar traz diversos benefícios ao corpo humano, como melhora do humor, diminuição da pressão arterial, fortalecimento dos ossos, músculos e do sistema imunológico. O astro rei também é o responsável por estimular a produção de vitamina D, essencial ao organismo. Porém, o excesso de exposição pode causar um problema grave: o câncer de pele.
De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Para 2022, a estimativa do Inca é de 220.490 novos casos, sendo 101.920 em homens e 118.570 mulheres.
Apesar do número alto, o câncer de pele não melanoma tem altos percentuais de cura se detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas. Dados do Inca apontam que em 2020, 2.653 pessoas morrem em decorrência da doença.