Escarola e seus benefícios para a saúde
- por Oncocentro Curitiba
A escarola é uma verdura com ótimas quantidades de vitamina A, vitamina C e ácido cafeico, nutrientes com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo, ajudando a prevenir doenças, como pressão alta, diabetes e derrame.
Além disso, a escarola também possui ótimas quantidades de inulina, um tipo de fibra que aumenta a hidratação das fezes, facilitando a sua passagem pelo intestino e ajudando a combater a prisão de ventre.
A escarola, uma verdura da família da chicória, tem as folhas verde-escuras, uma textura firme e um sabor um pouco amargo. Essa verdura geralmente é encontrada em feiras e supermercados, podendo ser usada na forma crua, em saladas e sucos, ou na forma cozida, em refogados, pizza, sopas, tortas e omeletes.
Veja a seguir quais benefícios a escarola pode promover à saúde:
- Ajuda a controlar a pressão arterial
- Facilitar a perda de peso
- Prevenir a osteoporose
- Evitar a diabetes
- Fortalecer o sistema imunológico
- Diminuir triglicerídeos e colesterol “ruim”
- Evitar rugas e flacidez
- Manter a saúde do intestino
- Melhorar o humor
Qual a diferença entre escarola e chicória?
Apesar de ser uma hortaliça da mesma família e ter um sabor muito parecido com a escarola, a chicória tem as folhas mais estreitas e totalmente crespas.
Já a escarola possui folhas mais largas, que lembram a alface, podendo ter as pontas das folhas lisas ou levemente crespas.
Como consumir a escarola?
A escarola pode ser consumida crua, na forma de saladas ou sucos, e na forma cozida, sendo usada em preparações como tortas, sopas, pizzas, omeletes e refogados.