Exercício físico pode ter um efeito direto sobre o câncer de próstata

por Oncocentro Curitiba

O exercício físico pode ter um efeito direto sobre o câncer de próstata e ser tão eficaz quanto os medicamentos utilizados no tratamento da doença.

Essa hipótese está sendo avaliada por pesquisadores canadenses em ensaio clínico de Fase III e os objetivos do estudo foram apresentados na conferência anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

Diferentes estudos já demonstraram a importância de uma rotina de exercícios. Agora, o grupo canadense quer comparar a sobrevida global (SG) de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração em homens aleatoriamente designados para receber apoio psicossocial exclusivo ou associado à atividade aeróbica de alta intensidade e treinamento de resistência por 24 meses.

Este é o primeiro estudo desenhado para avaliar a relação entre exercício físico e sobrevida em homens com câncer de próstata, além de se propor a elucidar os mecanismos pelos quais o exercício atrasa a progressão do câncer. O estudo considera pacientes virgens de tratamento e aqueles em terapia com enzalutamida e abiraterona sem evidência de progressão da doença. A expectativa dos pesquisadores é incluir 866 pacientes.

Os benefícios do exercício físico podem ir além de sua conhecida capacidade para melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer. Acredita-se que o exercício físico afeta diretamente o câncer e é tão eficaz como as drogas empregadas no tratamento, mesmo em estágios avançados da doença. 

Para os pesquisadores, a prática de exercícios deve ser entendida como uma intervenção adjuvante de baixa toxicidade, que pode ser combinada à terapia padrão para melhorar os resultados em pacientes com câncer de próstata.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui