Fatores de risco que podem auxiliar no desenvolvimento do câncer de próstata
- por Oncocentro Curitiba
O câncer de próstata começa quando uma série de mutações genéticas no DNA de uma célula da próstata faz com que a mesma cresça e se divida de forma descontrolada.
A causa exata do câncer de próstata é desconhecida, mas acredita-se que a maioria dos cânceres se desenvolva devido a uma combinação de fatores que atuam em conjunto.
Ter um fator de risco ou mesmo vários, não significa que você vai ter a doença. Muitas pessoas que contraem a doença podem não estar sujeitas a nenhum fator de risco conhecido. Se uma pessoa com câncer de próstata tem algum fator de risco, muitas vezes é muito difícil saber o quanto esse fator pode ter contribuído para o desenvolvimento da doença. Contudo, a Oncocentro Curitiba mostrará alguns fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:
Fatores de risco comuns
São condições associadas a um risco aumentado de desenvolver o câncer de próstata, mas que não necessariamente causam a doença.
- • O risco de câncer de próstata aumenta com a idade, sendo que aproximadamente 80% dos homens são diagnosticados após os 65 anos. É raro ocorrer antes dos 40 anos e, quando diagnosticado em homens mais jovens, está geralmente associado ao histórico familiar da doença.
- • Raça. Os homens da raça negra têm um risco maior de desenvolver câncer de próstata do que os de outras raças e são mais propensos a desenvolver a doença em uma idade jovem. Nos homens da raça negra, o câncer de próstata também tende a ser mais agressivo. Os motivos dessas diferenças raciais não estão claras.
- • O câncer de próstata é mais comum em algumas regiões do mundo, com maior incidência na América do Norte, Europa e Austrália.
Possíveis fatores de risco
- • O exato papel da dieta no câncer de próstata ainda está sendo estudado. Os homens que têm uma dieta rica em carnes vermelhas e laticínios, bem como em cálcio, parece estar associada a um risco aumentado de câncer de próstata. Por outro lado, uma dieta rica em frutas e vegetais pode ter um efeito protetor. Além de uma possível ligação com o desenvolvimento do câncer de próstata, os produtos lácteos têm sido associados a resultados desfavoráveis em homens que já têm a doença. Estudos mostraram que o consumo de leite integral está associado a maior recidiva da doença.
- • Exposições Ambientais. Algumas exposições ocupacionais a agentes químicos, como cádmio, herbicidas, pesticidas e fumaça, estão relacionadas ao desenvolvimento do câncer de próstata.
- • Deficiência de vitamina D / Exposição ao sol. A vitamina D age como um hormônio no corpo e é produzida na pele após a exposição à luz ultravioleta do sol. Homens que vivem nas regiões do norte são mais propensos a desenvolver a doença do que aqueles nas latitudes do sul, e este aumento do risco é considerado por alguns como sendo relacionado à deficiência de vitamina D.
- • A prostatite crônica, infecções sexualmente transmissíveis têm sido associadas a um risco maior de câncer de próstata, embora nenhum micro-organismo específico tenha sido identificado.
Outros fatores
Outros fatores de risco potenciais para o câncer de próstata incluem:
- • A possibilidade da vasectomia estar associada ao câncer de próstata tem sido debatida há algum tempo, embora estudos recentes não tenham encontrado correlação entre vasectomia ou reversão da mesma e a ocorrência da doença.
- • Imunossupressão. Um sistema imunológico comprometido, devido a condições como HIV/AIDS ou outras causas, não está relacionado ao aumento de risco de câncer de próstata.
- • Homens com excesso de peso ou obesos não parecem ter um maior risco de desenvolver câncer de próstata, mas um índice de massa corporal elevado está associado a tumores mais agressivos e mais difíceis de serem tratados.
Genética
Várias mutações genéticas têm sido associadas ao desenvolvimento do câncer de próstata, mas nem todos os homens que têm histórico familiar da doença terão uma mutação detectável.
- • Histórico familiar. Homens com pai, irmão ou filho com câncer de próstata têm um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. O risco é maior se esse parente teve câncer de próstata em uma idade jovem, ou se muitos homens da família tiveram a doença. Em geral, cerca de 20% dos cânceres de próstata são considerados familiares e isso pode ser devido a uma combinação de genes e estilos de vida compartilhados. Homens que têm histórico familiar de câncer de mama em parentes do sexo feminino também têm um risco aumentado de desenvolver a doença.
- • Mutações e síndromes genéticas. De 5% e 10% dos cânceres de próstata são devidos a mutações hereditárias para as quais já existem testes disponíveis. A chance do câncer de próstata ser hereditário aumenta se houver pelo menos 3 parentes com a doença. Algumas mudanças genéticas associadas ao câncer de próstata incluem mutações nos genes BRCA (BRCA1 e BRCA2), síndrome de Lynch, mutações RNASEL e mutações HOXB13.
Independentemente de ter (ou não) um histórico familiar de câncer de próstata é importante entender o que é o câncer hereditário ao considerar o risco de qualquer tipo de câncer.