Por que consultar um médico antes de iniciar atividade física?
- por Oncocentro Curitiba
Atualmente, o incentivo à prática de exercícios físicos está cada vez mais presente nas campanhas de prevenção da saúde e de qualidade de vida.
Esse hábito é importante para deixar a vida mais saudável, evitar diversas doenças e melhorar a autoestima.
No entanto, entrar em uma rotina de atividades físicas exige maior esforço do corpo e gera mudanças metabólicas variadas. Se você apresentar alguma doença silenciosa ou em fase inicial ainda não descoberta, os exercícios podem acabar prejudicando a sua saúde em vez de melhorá-la.
Por isso, o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda que todos os que pretendem iniciar atividades físicas façam um check-up médico para detectar qualquer fator de risco, sinais ou sintomas que possam indicar problemas na saúde do coração, pulmões, rins, glândulas, ossos e músculos.
A maior preocupação que você precisa ter ao começar uma rotina de exercícios é com o seu coração, por ser um dos órgãos mais exigidos na prática de atividade física.
Além de exames clínicos e da avaliação de riscos, o seu médico pode pedir exames cardiológicos específicos para garantir que você está apto a fazer exercícios e não corre perigo de sofrer uma parada cardiorrespiratória ou um infarto, por exemplo. Veja a seguir quais desses exames os médicos costumam solicitar antes de iniciar a atividade física:
- Teste ergométrico
- Eletrocardiograma
- Ecocardiograma
Por tudo isso, é muito importante consultar um médico especializado em cardiologia e pedir uma avaliação antes de começar uma rotina de exercícios.