Previna-se contra o Câncer de Pele Melanoma.
- por Oncocentro Curitiba
Nem todos os melanomas podem ser evitados, mas algumas ações podem reduzir o risco de ter um melanoma:
Limitar a exposição à radiação ultravioleta
A forma mais importante para reduzir o risco de melanoma é proteger-se da radiação ultravioleta. Proteja-se do sol quando estiver ao ar livre.
- • Procurar uma sombra.
- • Usar roupas adequadas.
- • Usar chapéu.
- • Usar protetor solar.
- • Usar óculos de sol.
Evitar o bronzeamento artificial
Muitas pessoas acreditam que os raios UV das câmaras de bronzeamento são inofensivos, mas isso não é uma verdade. As lâmpadas de bronzeamento que fornecem os raios ultravioleta podem, a longo prazo, provocar danos à pele e ainda contribuir para o desenvolvimento de um câncer de pele.
O bronzeamento artificial tem sido associado a um risco aumentado de melanoma, especialmente se iniciado antes dos 30 anos de idade. A maioria dos dermatologistas e dos membros de organizações de saúde não recomenda o uso de câmaras de bronzeamento e lâmpadas ultravioletas. No Brasil está proibida sua utilização desde 2009.
Proteger as crianças do sol
As crianças precisam de atenção especial, pois tendem a passar mais tempo ao ar livre e podem se queimar mais facilmente. Os pais devem proteger as crianças à exposição ao sol em excesso, seguindo as recomendações mencionadas acima. As crianças mais velhas precisam ser alertadas sobre a exposição ao sol uma vez que se tornam mais independentes.
Prestar atenção em pintas irregulares
Verificar a pele regularmente permite a detecção de pintas novas ou irregulares ou outras alterações. Mostre qualquer alteração que encontrar ao seu médico para fazer o diagnóstico e eventualmente o tratamento da lesão.
Certos tipos de pintas apresentam um risco aumentado de desenvolver um melanoma. Se você tem pintas, dependendo da forma o seu médico poderá querer acompanhá-la com exames regulares ou mesmo removê-las, se suas características sugerem que possam se transformar em um melanoma.
A remoção de muitas pintas não é recomendada como forma de evitar o melanoma. Alguns melanomas podem se desenvolver a partir de pintas, mas a maioria não. Se você tem muitas pintas, consulte periodicamente um dermatologista, que realizará exames de rotina, além de recomendar que você faça mensalmente o autoexame da pele.
Se você encontrar uma nova pinta, pouco comum ou alguma alteração em uma pinta já existente, você deve consultar um dermatologista.
Baixa do sistema imunológico
Ter um sistema imunológico enfraquecido aumenta o risco de contrair melanoma e outros tipos de câncer de pele.
A infecção pelo HIV pode enfraquecer o sistema imunológico. Evitar os fatores de risco conhecidos para a infecção pelo HIV, como o uso de drogas intravenosas e relações sexuais desprotegidas com muitos parceiros, pode reduzir o risco de câncer de pele e muitos outros tipos de câncer.
Algumas pessoas, como por exemplo, as que fizeram transplantes de órgãos ou portadoras de doenças autoimunes, precisam tomar medicamentos para suprimir o sistema imunológico. Às vezes, pessoas com câncer também precisam tomar medicamentos como quimioterapia que pode diminuir sua função imunológica. Para estas pessoas, o benefício de tomar estes medicamentos provavelmente ultrapassará o pequeno risco aumentado de contrair câncer de pele.