Primeiros sintomas de câncer que 90% das pessoas ignoram
- por Oncocentro Curitiba
Mesmo que em certas ocasiões possam ser causados por outros motivos, é muito importante não deixar de lado nenhum sinal e procurar um médico para obter um diagnóstico e tratamentos adequados.
Existem alguns primeiros sintomas de câncer que podem ser fundamentais para conseguir uma detecção precoce. Estes podem fazer com que a doença não prossiga mais e seja diagnosticada a tempo.
Cerca de 90% das pessoas costumam ignorar estes sintomas, por isso é bom levá-los em consideração.
Se existe algo importante em uma doença como o câncer é o diagnóstico precoce. Logo, se você observar qualquer um destes sintomas, não se alarme, mas procure um médico para entender o que acontece.
Talvez não seja nada, mas se tiver qualquer tipo de câncer será muito melhor que comecem a tratá-lo o quanto antes. Nestes casos, mais vale prevenir do que remediar.
Primeiros sintomas de câncer aos quais devemos estar atentos
- Aparição de neoplasmas na pele
O aparecimento de neoplasmas na pele pode ser um dos primeiros sintomas de câncer de pele e também de mama. No entanto, não é o único. Também está relacionado com o aparecimento de nódulos, tanto nos seios como na área das axilas.
- Além disso, também é provável que neste caso apareça irritação ou “bolinhas” de procedência desconhecida que não estão relacionadas com a reação alérgica a alimentos ou cosméticos.
- Se você percebe que em sua pele aparecem feridas supurantes no meio do neoplasma ou que suas pintas estão em crescimento e mudam de tamanho, procure um médico o quanto antes.
- Tosse prolongada
Se, de repente, você percebe que aparecem ataques de tosse prolongada sem motivo aparente, talvez devesse acender os alertas.
- A tosse prolongada é um dos sintomas da doença que vem acompanhada de uma redução do apetite e uma perda de peso rápida.
- Nas etapas mais avançadas do câncer, no caso do de pulmão, aparece a tosse com sangue e a falta de ar.
- Coceira
Se você tem sensação de coceira, tem que levar em consideração que na maioria dos casos não terá nada a ver com um câncer.
No entanto, o certo é que, em certos casos, pode haver uma certa relação, já que de um ponto de vista clínico, existem estudos que a evidenciam.
- Temos que saber que os neoplasmas provocam coceira na área dos genitais.
- Por outro lado, o câncer de cérebro pode vir acompanhado de coceira na área das fossas nasais. Observe se você apresenta estes sinais.
- Atenção ao intestino
Os primeiros sintomas de câncer de cólon estão relacionados ao bom funcionamento do intestino.
- Por isso, temos que ver se observamos sangue, muco e pus nas fezes ou se sofremos de incontinência intestinal.
- Dor ao urinar
Outro dos aspectos que devemos vigiar e levar em consideração é a cor que a urina apresenta, já que este pode ser um sintoma de câncer de rim.
Por este sentido, poderá vir acompanhada de outros sintomas como:
- Sangue na urina
- Pressão sanguínea alta
- Dor nos rins
- Cansaço crônico
- Perda de peso
Como dizíamos, a perda rápida de peso é outro dos sintomas que devem ser levados em consideração. Este é próprio do câncer de estômago.
No entanto, o certo é que em uma primeira etapa será um sintoma pouco perceptível, no entanto, depois virá acompanhado dos seguintes:
- Repulsão inexplicável pela carne
- Sensação de satisfação rápida
- Anemia
- Obstrução dos alimentos
- Dor de garganta prolongada
A dor de garganta prolongada pode ser um dos sintomas do câncer de laringe, e o mais comum é que venha acompanhada dos seguintes sintomas:
- Em primeiro lugar, apresenta-se uma dificuldade para respirar e dor ao engolir.
- Crescimento do neoplasma, pelo qual a pessoa sente a presença de um corpo estranho na garganta.
- A voz se torna rouca e pouco a pouco é perdida por completo.
- Além disso, aparecerá o muco com sangue e cheiro de pus na boca.
Embora estas observações não sejam determinantes na hora de fazer um diagnóstico, são uma base sólida para diagnosticar a doença.
Assim, se você notou algum destes primeiros sintomas de câncer, não hesite em procurar um médico o quanto antes.