Quais exercícios físicos são bons para baixar o colesterol?
- por Oncocentro Curitiba
Desde a década de 1970 pesquisadores americanos já correlacionavam atividade física e a diminuição do colesterol ruim, estudos comprovaram que corredores tinham níveis de colesterol melhor do que as pessoas que não praticavam atividades físicas.
Não há um exercício melhor que o outro, o importante é você ter prazer em praticá-lo, agora se você é um sedentário de carteirinha e deseja mudar essa situação, que tal começar por caminhada?! Não precisa de equipamentos nem grandes investimentos, somente um par de tênis e boa vontade.
Veja a seguir alguns dos exercícios que são excelentes para controlar o colesterol e ter um estilo de vida mais saudável:
- Natação: Um esporte completo e prazeroso, a natação é excelente para reduzir os níveis de LDL, trabalha grande parte da musculatura e articulação, não têm impactos, e a pessoa desenvolve um ótimo desempenho cardiorrespiratório. Além de contribuir para a queda do colesterol também contribui para uma boa mobilidade e flexibilidade.
- Caminhada: A caminhada é a forma mais viável e democrática para ter uma vida mais saudável. Mas para alcançar resultados satisfatórios é importante à regularidade da atividade. Caminhar de 5 a 7 dias por semana por pelo menos 30 minutos já é suficiente para reduzir em até 30% os riscos cardíacos. Os benefícios começam a aparecer mais ou menos em três meses de atividade.
- Bicicleta: Não há praticamente diferença em pedalar numa bicicleta comum e numa ergométrica, os ganhos em relação à saúde e estética são os mesmos.
É claro que muitas pessoas, preferem realizar algumas atividades físicas ao ar livre, como num parque, por exemplo, porém num dia chuvoso a ergométrica tem mais vantagens. Pedalar ajuda a fortalecer o coração, diminui as taxas de colesterol e triglicérides no sangue. É excelente para ampliar o condicionamento físico e a resistência.
- Ginástica: A ginástica aeróbica assim como outros exercícios é eficaz para aumentar o HDL, mas para obter resultados melhores o ideal é intercalar com atividades aeróbicas como caminhada, corrida, natação. A ginástica é mais eficaz para aumentar o HDL e a musculação é mais eficaz para reduzir o LDL.
- Musculação: Você sabe o que o envelhecimento e uma pessoa que não faz exercícios para fortalecer a musculatura têm em comum? Ambos têm a massa muscular reduzida. E essa coincidência não para por aí. Este grupo de pessoas também tem alto índice de desenvolver doenças cardiovasculares. Quando fortalecemos a musculatura, o coração sofre menos sobrecarga com esforços diários. A execução regular de musculação diminui o percentual de gordura corporal, colesterol e triglicérides. Esses benefícios ainda são mais significativos em mulheres, duas horas e meia por semana de exercícios aeróbicos combinados com musculação são suficientes para começar a perceber os resultados positivos.