Quais são os benefícios do espinafre?
- por Oncocentro Curitiba
É gostoso, saudável e pode ser mais versátil do que você imagina. Além daquele clássico creme de espinafre, fica uma delícia num refogado, na saladinha crua e para acompanhar uma lentilha bem temperada.
Com criatividade, até o talo pode ser aproveitado. E não para por aí: seu sabor bem amarguinho ajuda a dar mais personalidade para os preparos e combina com outros ingredientes mais neutros, como leite, ovo, peixes e grão de bico.
Benefícios do espinafre
Assim como outros vegetais verde-escuros, o espinafre é rico em vitaminas A, C e E, além de conter compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Pode até não garantir uma super força, mas tem outros benefícios incríveis para a saúde, confira:
- Ajuda na saúde dos olhos: A luteína e a zeaxantina presentes no espinafre agem combatendo radicais livres que podem causar danos nas células dos olhos. Seu consumo regular ajuda a proteger a visão.
- Xô prisão de ventre: É uma ótima fonte de fibras que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino.
- Afasta doenças: Rico em ferro, o espinafre ajuda a prevenir doenças, como a anemia, por exemplo. Mas não para por aí, as vitaminas C, E e K, betacaroteno e o folato presentes nesse alimento ainda atuam como protetores cardiovasculares.
- Saúde do coração: O espinafre contém nitratos e potássio, substâncias que ajudam a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos. Isso permite que o sangue circule mais facilmente, contribuindo para redução da pressão arterial.
- Ossos saudáveis: Por ser rico em cálcio, magnésio e fósforo, o espinafre ajuda a fortalecer e aumentar a resistência dos ossos.
- Reforço na imunidade: Para manter a saúde em dia, não deixe de incluir esse vegetal na rotina. Afinal de contas, ele é rico em nutrientes como as vitaminas A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imune.
Qual a melhor forma de comer espinafre?
Em relação ao paladar e as receitas, existem diversas formas de consumir seu espinafre:
- Espinafre cru: Nesse caso, é só higienizar e saborear. As folhas mantêm sua crocância e o sabor adstringente, bem característico do espinafre. Dá para preparar aquela salada de folhas ou um pesto diferente.
- Espinafre cozido: Fica bem macio em poucos segundos e também como um sabor mais suave. Pode ser usado para fazer um saboroso creme de espinafre, que é tudo de bom no inverno!
- Espinafre refogado: seja no azeite ou na manteiga, o resultado são folhas bem macias, que murcham bastante depois de ir ao fogo. O talo fatiado bem fininho também pode ser refogado e dar aquele sabor a mais a um arroz com vegetais ou ao seu omelete.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui