Quer ter um coração mais saudável?
- por Oncocentro Curitiba
De acordo com o relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) em conjunto com a OPAS (Organização Pan Americana de Saúde), as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo e foram responsáveis por um terço delas.
Esses óbitos se referem a diversas alterações no coração e nos vasos sanguíneos, que afetam pessoas em diferentes faixas etárias.
As doenças relacionadas incluem a hipertensão, o acidente vascular cerebral e a insuficiência cardíaca, entre outras. Entre os fatores que mais contribuem para o surgimento dessas patologias se encontram o processo natural de envelhecimento, que leva à perda de elasticidade do sistema vascular, estilo de vida e maus hábitos alimentares, além de questões genéticas.
Por isso, é muito importante se manter bem-informado para saber como se prevenir e evitar agravamentos de possíveis doenças preexistentes.
Confira agora, algumas dicas essenciais para manter o coração saudável!
- Alimente-se bem: Os benefícios de uma boa alimentação já são conhecidos pela maioria das pessoas e os principais aspectos que devem ser observados se referem à menor ingestão de sal e de gordura. Esses são os grandes vilões que comprometem a saúde em geral e podem levar a doenças graves.
Veja, a seguir, alguns alimentos cujo consumo regular pode contribuir para a saúde do coração:
- Alho
- Beterraba
- Chá-verde
- Chocolate amargo
- Clara de ovo
- Couve
- Feijão temperado naturalmente
- Iogurte com baixo teor de gordura
- Amêndoas, nozes e avelãs
- Uva-passa
- Pratique exercícios: Hipertensão e atividade física têm uma estreita relação com a saúde do coração. Isso porque a realização regular de exercícios promove o aumento do colesterol bom (HDL), melhora os níveis de glicose no sangue, reduz a gordura corporal e controla a hipertensão arterial. Todos esses benefícios são fundamentais para evitar problemas cardiovasculares, devendo ser considerados.
- Previna doenças cardíacas: A maior parte das doenças do coração pode ser prevenida. Nesse sentido, a cartilha de Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) aponta como principal fator para evitar o aumento do número de casos a manutenção de um estilo de vida saudável. Isso inclui a observação de cuidados especiais, como:
- Manter o peso ideal;
- Ter uma alimentação saudável;
- Praticar atividades físicas;
- Fazer exercícios de relaxamento (meditação, yoga, entre outros);
- Evitar o tabagismo;
- Controlar o colesterol;
- Desenvolver a espiritualidade — segundo a SBC, as pessoas que têm fé apresentam maior nível de resiliência para enfrentar as adversidades;
- Manter as vacinações em dia — especialmente as imunizações contra a gripe e pneumonia, pois ajudam a reduzir o risco de infarto em idosos e cardiopatas.
- Controle o colesterol, o diabetes e a hipertensão: O colesterol alto pode levar a um acúmulo de placas de gordura nas paredes das veias e dificultar a passagem do sangue, prejudicando a livre circulação. Essa situação, quando associada ao nível alto de açúcar no sangue, como ocorre no diabetes, pode levar a sérias complicações e provocar infarto ou AVC.
Por esse motivo, além de ser importante controlar os níveis de açúcar no sangue, os triglicerídeos e o colesterol também devem estar sempre sob vigilância. Nos casos de diabetes, mesmo quando não há colesterol alto, o risco de ter problemas cardiovasculares é maior, pois os vasos sanguíneos se tornam mais frágeis e se rompem facilmente.
- Tenha um monitor de pressão: A hipertensão é um dos principais fatores de risco para Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurisma arterial, infarto, insuficiência renal e cardíaca. Nesse sentido, ter um monitor de pressão pode contribuir de maneira efetiva para o tratamento da doença e evitar agravamentos, como problemas cardiovasculares.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui