Redobrando os cuidados no inverno durante o tratamento oncológico
- por Oncocentro Curitiba
Quando chega o frio, a mudança climática agrada a uns e desagrada a outros. O lado bom é, o cobertor quentinho e o prazer de tomar um chocolate quente. O lado ruim, são as diversas vulnerabilidades que sofremos durante o frio.
No caso de paciente oncológico, os cuidados no inverno devem ser redobrados, pois os tratamentos podem potencializar os efeitos do frio. Seguindo as boas orientações, é possível curtir o inverno com qualidade e bem-estar.
Alguns tratamentos oncológicos, como determinados tipos de quimioterapia, podem causar uma diminuição na produção de glóbulos brancos, que são as células do sistema imunológico do corpo humano.
Com esse sistema em desvantagem, é favorecida a infecção por vírus e bactérias, que podem causar uma série de enfermidades. Além disso, a pele também sofre, perdendo hidratação e ficando ressecada.
Se os devidos cuidados não forem tomados, os efeitos colaterais podem se agravar e chegar a interferir na qualidade de vida do paciente. Em alguns casos, é preciso interromper o tratamento até que o paciente se recupere, o que não é favorável no combate ao câncer.
No inverno, é comum que haja um favorecimento na circulação de vírus e bactérias, pois as pessoas tendem a se concentrar em locais fechados e com pouca circulação de ar. Isso causa um aumento no número de internações e intercorrências, além de mais casos de rinite alérgica, bronquite asmática e enfisema pulmonar.
As gripes e resfriados também se tornam mais corriqueiras e podem ser um tanto incômodas durante o tratamento oncológico. Além disso, este é um período de menor incidência de chuvas, o que diminui a umidade relativa do ar, causando um tempo mais seco.
Contudo, a pele do paciente também sofre o ressecamento acentuado, causado tanto pelo frio quanto pelo tratamento oncológico. Para que o impacto do frio não cause tantos problemas, veja a seguir alguns cuidados para pacientes oncológicos seguirem no inverno.
- Lavar as mãos sempre
- Evitar contato com pessoas doentes
- Agasalhar-se bem
- Manter a pele hidratada
Seguindo estes cuidados no inverno para pacientes oncológicos, é possível se manter aquecido, hidratado e com mais saúde durante o frio.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui