Sua autoestima vale ouro. O que acha de se maquiar?
- por Oncocentro Curitiba
A Onconcentro Curitiba traz hoje algumas dicas sobre maquiagem, os cuidados que as mulheres com câncer precisam ter, quais tipos de cosméticos podem utilizar para levantar sua autoestima e se tornando mais bonita ainda. Confira!
Os tratamentos de câncer podem apresentar um desafio maior às mulheres que gostam de se maquiar e utilizam cosméticos para cuidados com a pele. Normalmente peles oleosas tendem a ficar temporariamente secas e escamosas. Até mesmo o tom da pele pode mudar, fazendo com que a pessoa pareça mais corada, pálida ou bronzeada. E, justamente porque os tratamentos do câncer podem enfraquecer ainda mais o sistema imunológico, alguns cuidados especiais devem ser tomados na hora de escolher os cosméticos a serem utilizados.
Dicas Gerais
Use um gel antisséptico nas mãos após andar de metrô, ônibus ou pegar um táxi. A pele seca pode quebrar e escamar, permitindo a entrada de bactérias no sistema imunológico e causar infecções, a última coisa que você precisa neste momento.
Escolha produtos para peles sensíveis, a quimioterapia costuma sensibilizar a pele.
Lave bem as mãos antes de aplicar a maquiagem, e fique atenta à validade dos produtos.
Para a maquiagem parecer mais natural, mantenha a pele sempre hidratada.
Não empreste maquiagem nem pincéis. Sempre que possível, use cotonetes, esponjas e discos de algodão descartáveis. Evite aplicadores reutilizáveis.
- • Pele
Base
Devido à quimioterapia e à radioterapia, a pele do rosto pode ressecar, se tornar sensível, manchada ou pálida. Escolha produtos designados especialmente para o seu atual tipo de pele. A cor da base, entretanto, deve corresponder ao seu tom de pele normal, para dar uma aparência de pele saudável, corrigindo imperfeições e prevenindo descamações.
Proteção Solar
Se a sua base não tiver filtro solar, aplique um protetor solar antes. Escolha um protetor solar próprio para o rosto, para evitar obstrução dos poros.
Se a sua pele estiver manchada ou pálida, use uma base um tom mais claro para um aspecto mais saudável. Existem vários tipos de corretivos nos tons verde, amarelo e lilás, para uniformizar o tom da pele. Use o lilás para corrigir manchas alaranjadas e marrons, o verde para manchas vermelhas, e o amarelo para manchas roxas e azuladas.
Corretivo
Use corretivo para corrigir olheiras e outras manchas. Opte por corretivos cremosos, evite corretivo em pó, que pode acabar realçando a escamação da pele, além de torná-la mais seca.
- • Bochechas
Blush
O blush pode realmente dar vida a uma pele pálida, manchada ou cansada, fazendo com que sua aparência se torne saudável e viva. Dê preferência para os blushes em creme ou use aqueles em bastão. Evite os blushes em pó, que tendem a se acumular em vincos e rugas, chamando a atenção para a pele seca e escamosa. Espalhe o blush com firmeza para parecer mais natural e escolha um tom adequado para a sua pele.
Efeito Bronzeado
Se você se sentir muito pálida, tente um blush com efeito bronzeado, ou até mesmo um autobronzeador, mas evite aqueles com cheiros fortes.
- • Olhos
Sobrancelhas
As sobrancelhas podem cair devido à quimioterapia. Confira algumas dicas para obter sobrancelhas com aspecto natural:
Aplique uma base antes de redesenhar a sobrancelha com lápis de sobrancelha ou sombra em pó.
Combine o tom da sobrancelha com a cor do seu cabelo natural ou peruca, da melhor maneira possível.
Segure o lápis ou pincel verticalmente na aba do seu nariz para determinar onde cada sobrancelha deve começar. Faça pontos com o lápis ou pó para marcar o local.
Segure o lápis ou pincel na diagonal, do canto do nariz em direção ao centro da íris, este é o limite para arquear a sobrancelha. Coloque a ponta do lápis no canto externo dos olhos para determinar onde a sobrancelha deve acabar.
Aplique o lápis ou a sombra em pó utilizando um pincel chanfrado, em seguida, aplique um pó translúcido por cima para melhor aderência.
Caso não se sinta confiante procure um maquiador para te auxiliar e dar dicas.
Uma vez que você foi diagnosticada com câncer, a maquiagem permanente na sobrancelha não é recomendada, devido à possibilidade de infecção em função do sistema imunológico enfraquecido.
Cílios
Os cílios postiços mudaram muito desde os dias de Liza Minelli. Hoje são mais finos, leves, menores e mais naturais. Existem dois tipos básicos:
Inteiros - Esta é a solução mais rápida. Compre um jogo de cílios em sua cor natural e corte com tesoura de unha no comprimento que desejar. A maioria já tem um adesivo ao longo da base e só precisa ser aplicado cuidadosamente rente à raiz dos cílios. Para tirar os cílios postiços use um demaquilante específico para os olhos, à base de óleo ou bifásico.
Individuais – Este tipo de cílios tem um aspecto mais natural, porém necessita de tempo para aplicá-los. A maioria dos salões de beleza tem maquiadores que podem aplicar este tipo de cílios para ocasiões especiais.
- • Pálpebras
Use um delineador de cor neutra para marcar a pálpebra, criando a aparência de cílios. Em seguida, aplique um hidratante específico para a área dos olhos. Use uma sombra mate de tom claro para iluminar o seu rosto. Dê preferência a sombras cremosas.
- • Lábios
Batom
Mantenha os lábios bem hidratados para evitar descamação e rachaduras, que podem ocorrer como resultado da quimioterapia ou radioterapia. Escolha batons cremosos e hidratantes, evitando as fórmulas de longa duração, que podem acabar acentuando os lábios ressecados.
Delineador de Boca
Mesmo que você não costume usá-lo normalmente, durante esta época é bom usar. O delineador de boca evita que os batons cremosos escorram quando a pele do rosto está mais ressecada. Não esqueça de que seus lábios também precisam de proteção solar. Escolha produtos com filtro solar.