Centro de Infusão, Consultórios e Procedimentos

Rua Nicolau Maeder, 936 - Juvevê - Curitiba

Consultórios e Procedimentos

Rua Barão de Guaraúna, 655 - Juvevê - Curitiba

Centro de Infusão, Consultórios e Procedimentos

Rua Nicolau Maeder, 936 - Juvevê - Curitiba

Consultórios e Procedimentos

Rua Barão de Guaraúna, 655 - Juvevê - Curitiba

Tratamento para o câncer de fígado

O que é câncer de fígado?

O câncer de fígado é um tumor que se desenvolve a partir das células do fígado, órgão responsável por filtrar toxinas, produzir proteínas e bile.

Inicialmente, o câncer pode aparecer como um único nódulo ou múltiplos nódulos espalhados pelo fígado. 

Nas fases iniciais, seu desenvolvimento é lento e, geralmente, não apresenta sintomas, o que pode levar ao diagnóstico em estágios mais avançados, quando áreas significativas do fígado já estão comprometidas.

A doença é classificada em dois tipos:

Câncer primário

Origina-se no fígado, onde sua forma mais comum é o hepatocarcinoma, também chamado de carcinoma hepatocelular, responsável por aproximadamente 80% dos casos da doença. Outros tipos são o colangiocarcinoma (desenvolvido nos dutos biliares do fígado), o angiossarcoma (desenvolvido nos vasos sanguíneos do fígado) e hepatoblastoma (comum em crianças).

Câncer secundário/metastático

Origina-se em outros órgãos e atinge o fígado após a evolução da doença. Seu tipo mais comum ocorre quando o tumor maligno está localizado no intestino grosso ou reto.

Por não apresentar sintomas em seu estágio inicial, o câncer de fígado é geralmente diagnosticado quando o tumor já está avançado.

Isso porque, o volume do tumor hepatocarcinoma costuma dobrar de tamanho em quatro meses.

Então, quando há alguma suspeita da doença, nossos especialistas solicitam uma série de exames para confirmar o tumor.

Confira alguns dos mais frequentes:

  • Laparoscopia: No exame, o oncologista visualiza o órgão e realiza uma biópsia, remoção de um pedaço do tecido para analisar.
  • Ultrassonografia: Trata-se de um exame de imagem que utiliza ondas sonoras de alta frequência para gerar imagens de órgãos internos e outros tecidos.
  • Dosagem de alfafetoproteína (AFP): Exame de sangue utilizado para avaliar os níveis dessa proteína no corpo.
  • Tomografia computadorizada: O médico verifica se há presença de tumores hepáticos primários ou metastáticos no paciente.
  • Ressonância Magnética do Abdome: Parecido com a tomografia computadorizada, esse exame é utilizado para identificar e determinar a extensão do tumor, além de examinar os órgãos da região abdominal e pélvica.

Sintomas do câncer de fígado

Com o diagnóstico da doença, nossos oncologistas conversam com os pacientes para informar alguns dos principais sintomas do câncer de fígado.

Veja quais são eles:

  • Distensão abdominal.
  • Icterícia.
  • Dor abdominal.
  • Perda de apetite.

 

Portanto, se você possui algum dos sintomas citados, não hesite em agendar uma consulta em nossa clínica para obter o suporte que precisa.

Tratamento para o câncer de fígado

O tratamento para câncer de fígado varia conforme o estágio da doença e as condições de saúde do paciente ao descobrir o diagnóstico.

Se for descoberto durante as fases iniciais da doença, nossos oncologistas realizam uma cirurgia de remoção do tumor.

A remoção cirúrgica também ocorre quando o tumor se aloja em apenas uma parte do fígado.

Além disso, a cirurgia também consegue conter os tumores hepáticos metastáticos, onde a lesão primária poderá ser ressecada. 

É importante lembrar que, quanto mais cedo o câncer de fígado é diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento e na cura.

Por isso, a Oncocentro oferece o melhor tratamento para câncer de fígado em Curitiba, contando com uma ampla equipe de oncologistas prontos para atender cada paciente.

Clique aqui e conheça nossa equipe médica.

Como prevenir o câncer de fígado?

Prevenir o câncer de fígado envolve adotar medidas para reduzir fatores de risco associados à doença. 

Alguns hábitos e práticas podem ajudar na prevenção:

  • Controlar o consumo de álcool.
  • Realizar medidas de prevenção e tratamento das hepatites B e C.
  • Manter uma alimentação saudável.
  • Armazenar grãos e cereais corretamente.
  • Evitar o tabagismo.
  • Realizar exames regulares.
  • Prevenir condições predisponentes, como a cirrose alcoólica. 
  • Combater a esteatose hepática.

 

Adotar essas práticas pode reduzir o risco de câncer de fígado, promovendo uma vida mais saudável e protegendo o organismo contra essa grave condição.

Aqui na Oncocentro, contamos com o auxílio dos melhores profissionais para realizar o tratamento para câncer de fígado em Curitiba

Onde fazer tratamento de câncer de fígado em Curitiba

Se você está se perguntando onde tratar o câncer de fígado em Curitiba, a Oncocentro é a escolha certa. Oferecemos o suporte necessário em todas as etapas do tratamento, contando com uma equipe especializada e uma estrutura completa para atender às suas necessidades.

Na Oncocentro, oferecemos um tratamento personalizado por meio de uma equipe de oncologistas clínicos que desenvolvem planos de cuidado adaptados às necessidades de cada paciente.

Além disso, proporcionamos suporte emocional e educacional, ajudando nossos pacientes e seus familiares a compreenderem melhor a doença e as opções de tratamento disponíveis.

Aqui na Oncocentro, contamos com o auxílio dos melhores profissionais para realizar diversos tratamentos.