11 Dicas: O que fazer na quarentena? Coisas para Passar o Tédio

por Oncocentro Curitiba

No início tudo é novidade e as descobertas, boas e ruins, acontecem naturalmente. Estar em casa nunca foi ruim, o problema é não poder sair.

Com o tempo instituímos rotinas pessoais e de trabalho, acordos com “os de casa” e a vida parece atingir um novo normal. Com a passar do tempo a gente vê que falta algo no dia a dia e coisas simples começam a ficar tremendamente difíceis, como acordar, levantar, tomar café, etc. Mas o que o que fazer nestes momentos?

Primeiro lugar: não existe solução mágica. Segundo lugar: o que vale para um não necessariamente vale para o outro. Terceiro lugar: relaxe, não se cobre o que você não é ou nunca fez e nem busque um novo “você” neste momento. Quando a coisa apertar, sente, respire, reflita sobre o que está incomodando e tente ficar longe disso. É claro que em relação ao trabalho em Home Office é difícil escolher a hora de trabalhar, mas você pode escolher aquela maneira que melhor se adapta a esta rotina, que é nova para todo mundo.

Neste post vamos falar disso um pouco disso, sem querer esgotar o assunto. Aspectos positivos e possíveis dentro desse contexto coronavírus que pode durar menos ou mais tempo. Partimos do princípio que é dever de quem pode, ficar em casa. Difícil é, mas pense em quem tem que pegar o metrô ou o ônibus ou atender os casos de COVID-19 nos hospitais? Pense em quem está desempregado ou sem renda e precisa sair para buscar o seu sustento? Por isso tente fazer o seu lado mais leve, já que para você é possível.

Um dia normal de quarentena

Você acorda, toma banho, prepara e toma café, trabalha, almoça, faz intervalos, reuniões, o dia passa. Você pára de trabalhar, faz as combinações para o próximo dia e então são 19h em Brasília. Normalmente você estaria saindo do escritório, mas você já está em casa. Hora de pensar no que fazer. Aqui vão algumas dicas:

Exercite-se

Em uma rotina normal já é necessária a inclusão de atividade física na sua vida. Como agora passeios, corridas, caminhadas e outras atividades ao ar livre estão restritas, tente adaptar os principais exercícios ao seu espaço físico. Caso você tenha uma bicicleta ergométrica ou uma esteira você é um privilegiado. Se não tem, adapte, use cadeiras, o chão, almofadas, apoios de sacada (com cuidado), pequenos pesos, etc. O importante é se manter ativo, alongado e captar nova energia. Exercite-se! Não deixe a preguiça tomar conta.

Limpe seus pensamentos

São muitas as técnicas para limpar a cabeça e ficar em paz consigo mesmo. O importante é se dar esses momentos. Para alguns é o final de tarde, para outros de manhã ou até mesmo antes de dormir. Não importa o momento, o ideal é que você consiga estar pleno na atividade. Pode ser 20 minutos, 30, uma hora, você decide. Relaxe, pense em coisas boas, auto estimule-se e acalme-se. São momentos como esse que vão enquadrar a sua mente, relaxar seus músculos e abrir um espaço importante no seu coração.

Leia o que te faz bem

Muita gente não tem o hábito de ler, o que é compreensível em um mundo cada vez mais caótico e com pressa. Mas agora você tem tempo livre. Maratonear uma série é ótimo, mas é passivo. Ao ler, você coloca para funcionar um grande número de neurônios que interpretam os códigos e traduzem sensações incríveis. Não custa tentar. Veja o que te chama atenção e não importa se é no catálogo da Amazon físico ou eBook. Importa é a aventura da leitura. Se você conseguir chegar no final do primeiro livro, vai querer ler o segundo,com certeza. E se não chegar por que não gostou, abandone o livro sem compromisso de finalizar e pegue outro. 

Escute música

A música tem um papel importante neste momento. E não existe música certa ou errada, boa ou ruim. Existe a música que nos faz bem. Então se você curte música clássica, escute música clássica. Se você gosta de metal, escute metal. E assim vale para sertaneja, pagode, MPB, clássicos internacionais, você decide. E, pasmem, pode variar! A não necessariamente precisa de um momento para ela mas pode ter. Tem pessoas que trabalham com música, que almoçam com música, que meditam com música, se exercitam com música e tem aqueles que precisam de um momento de ócio criativo para apreciar suas canções favoritas.

Cinema em casa

O ato de ir as salas de cinema é incomparável, pela atmosfera, pelo cheirinho de pipoca, a expectativa de viver duas horas dentro de um outro mundo de fantasia, ação, suspense, etc. Mas como as salas de cinema estão fechadas, que tal transformar sua sala em uma mini sala de cinema? 

Pode assistir sozinho ou em família, pode ter pipoca, bebidas, etc. Pode ser no escuro ou no claro, você decide. Um bom filme, assim como a música, depende de quem está vendo. Já pensou em rever aquele clássico dos anos 80? Tá valendo. A grande vantagem do cinema em casa é que os catálogos de streaming estão cada dia melhores e para todos os gostos. 

Live (Happy Hour) com amigos e família 

Dificil ficar longe de quem a gente gosta. Com o passar do tempo a vontade de ver, de conversar, de rir e compartilhar os bons momentos vai ficando maior ainda. Como não há a possibilidade de fazer isso na casa de alguém ou em um bar, vale o improviso organizado. Organize um horário e convide todos para um encontro virtual. Cada um com a sua bebida com seus snacks na segurança de casa, interagindo e vivendo os momentos de confraternização. As vezes todo mundo quer falar ao mesmo tempo e dá uma certa confusão, mas quem disse que isso não acontece no bar da esquina com todo mundo ao vivo? Relaxe e divirta-se!

Escreva, borde, pinte, tire do papel boas ideias

Este já é o estágio avançado para o quarentener. Sabe aquelas ideias que nunca entram na agenda porque não têm tempo? Pois é, agora tem. Nem todo mundo consegue se concentrar em uma atividade nova, mas se quiser tentar pode descobrir a criatividade escondida dentro de você. Escolha um horário do dia para praticar e mãos a obra. Importante: se não conseguir ou desistir, não se culpe. Não deixe a frustração tomar conta. Você está fazendo aquilo porque quer, não porque precisa. Se desistir, não tem nenhum problema. O interessante dessas atividades que estão fora da nossa zona de conforto é que precisamos de mais concentração para fazer do que estamos acostumados e isso preenche o tempo de maneira efetiva.

Estude! Aprenda!

Outra atividade que é bônus. Muita gente fala que tem que estudar, fazer todos os cursos do mundo mas não é bem assim. Faça apenas aquilo que tem vontade no tempo que tiver vontade. Alguns vão estudar linguas, outros vão se aprimorar na suas competências e ainda tem aqueles que irão descobrir novos conhecimentos. Tudo vale. Aprimorar ou começar no estudo de algo é prazeroso e fornece energia para o dia a dia. Mas lembre-se! Não torne isso uma obsessão nem faça somente isso nas horas vagas. Tente estabelecer limites nos seus horários dentro de uma agenda equilibrada e saudável.

Cozinhar, porque não?

Muitos chefs de cozinha nasceram do talento, mas outros por necessidade. E agora é hora de necessidade. Não dá para comer todo dia de marmita, ou pelo preço ou pelo sabor sempre igual. Então mãos à obra! Comece pelo tradicional macarrão com molho de salsicha. Passe pelo clássico bife com arroz e ovo e chegue ao frango com salada. São grandes pratos da culinária mundial que os chefs renomados adoram e com certeza, comeram muito no início de suas carreiras.

O final de semana está chegando? E agora?

Dúvida cruel, mas não impossível de ser respondida. Tudo o que você faz durante a semana pode ter um novo capítulo no final de semana. E pode até trabalhar se quiser, na sua própria atividade ou em algum projeto pessoal. O final de semana também é perfeito para pensar, planejar, estruturar aquilo que precisa de tempo livre para andar. Esteja você sozinho ou acompanhado durante a quarentena pratique este exercício que deixará você mais tranquilo durante a semana. Importante alinhar a sua expectativa em relação ao final de semana, mas sem cobrança. Mude planos, faça o que tiver vontade e se começar a fazer e passar a vontade, pare simplesmente.

Pode dormir?

Dormir recarrega as energias, mas não pode ser atividade única. Para alguns 6 horas, para horas 8, 10, mas não dá para ficar o dia todo na cama. Deu sono a tarde? durma 30 minutos com despertador, lave o rosto e volte a sua atividade. Integre o sono às suas atividades diárias, respeitando os seus momentos e, se possível, não fazendo nada muito estimulante antes de dormir. Na hora de acordar, mantenha sua rotina normal. Se você é daqueles que fica um pouco mais na cama, fique. Se levanta cedo e rápido, faça. Não mude o que você é por obrigação ou por que o momento pede. E no final de semana durma o necessário, mas não demais!

Faça seu pré-agendamento aqui