19/01 - Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional

por Oncocentro Curitiba

A terapia ocupacional é um tratamento feito por um profissional da área da saúde que utiliza a ciência que estuda a atividade humana para prevenir e tratar dificuldades físicas e sociais que interfiram na habilidade do paciente de realizar atividades cotidianas, visando a saúde e o bem-estar.

Mas quais são, na prática, os maiores benefícios desse tratamento?

Veja a seguir quais são os ganhos mais significativos do paciente com a terapia ocupacional.

- Regula os níveis de estresse: Ao ser estimulado a conhecer novos ambientes e ter novas experiências, o paciente passa a se adequar mais a situações novas ou potencialmente desafiadoras, evitando reações indesejadas que poderiam causar estresse excessivo.

- Aumento da autoconfiança: Com a terapia ocupacional, o paciente passa a se familiarizar e conviver com seus limites, e consequentemente aprende a gostar de si mesmo e se sentir melhor.

- Aperfeiçoamento da coordenação motora: Associado ao acompanhamento de um neuropsicólogo, o terapeuta ocupacional promove exercícios que estimulam habilidades cognitivas e a coordenação motora, fazendo com que o paciente aperfeiçoe destrezas manuais.

- Aumento da qualidade de vida: Do ponto de vista da terapia ocupacional, a qualidade de vida e o bem-estar estão associados a realização e ao entendimento de tarefas cotidianas. Sendo assim, o tratamento colabora para que o paciente se sinta mais feliz e realizado. De crianças com dificuldades de socialização à idosos que precisam recuperar a confiança para caminhar após uma queda, não existe idade limite para o tratamento. Qualquer paciente com dificuldades motoras ou psicológicas pode usufruir completamente dos benefícios da terapia e aumentar sua qualidade de vida.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui