19 de outubro: Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama
- por Oncocentro Curitiba
O Outubro Rosa representa um movimento internacional de conscientização e prevenção no combate ao câncer de mama, o tipo mais comum de câncer em mulheres no Brasil e no Mundo (excluindo tumores de pele não melanoma).
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 66.280 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados no ano de 2020. Apesar da elevada taxa de casos novos, as taxas anuais de mortalidade vem diminuindo nas últimas décadas, muito por conta dos exames de rastreamento com chances de cura acima de 95 % quando diagnosticado precocemente.
Cerca de 80 a 90% dos casos de câncer de mama estão associados a causas externas, como alterações causadas pelo meio ambiente nas mulheres, como por exemplo estilos de vida e hábitos alimentares. Visando reduzir as chances de câncer de mama é fundamental identificar os principais fatores de risco para a doença: obesidade, idade avançada, início da menstruação precoce e menopausa tardia, ingesta de álcool, dieta rica em carboidratos e carne vermelha, exposição prévia a radioterapia, etc. Também se faz necessário saber os fatores de risco protetores para o câncer de mama: atividade física, dieta mediterrânea (frutas, legumes, peixes) e dieta rica em soja e derivados.
É fundamental que a mulher conheça seu próprio corpo para notar o aparecimento de qualquer alteração nas mamas e sempre procurar atendimento médico se apresentar uma das seguintes alterações: nódulos nas mamãe e/ou axilas, retração ou abaulamento da aréola, mamilo ou demais partes da mama, calor ou vermelhidão na pele da mama, saída de secreções escurecidas pelo mamilo, pele com aspecto de “casca de laranja”, fases avançadas da doença com feridas e odor na mama.
O diagnóstico precoce do câncer de mama é importante para garantir os melhores resultados e aumentar as chances de cura. A Sociedade Brasileira de Mastologia (SVM); Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Gonecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) Recomendam a mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade.
O tratamento vem evoluindo cada ano que passa e as modalidades de tratamento são diferentes a depender da fase em que a doença se encontra, envolvendo desde cirurgias, quimioterapias, hormonioterapias, imunoterapias e terapias biológicas.
Separamos abaixo importantes pontos que abordam algumas dúvidas referente ao câncer de mama. Vamos conferir!
Toda alteração na mama é câncer?
Quais os principais fatores de risco para o câncer de mama?
Quando fazer o ultrassom?
O câncer de mama é hereditário?
Quais as chances de cura do câncer de mama?
Quando fazer a cirurgia de prevenção?
Quais as medidas de prevenção do câncer?
Quais são as modalidades de tratamento?
Contribuição do texto e vídeos - Dr. Lucas Fernandes - Oncologista Clínico - CRM-PR 47.159 / RQE 29182.