25/05 - Dia Internacional da Tireoide

por Oncocentro Curitiba

O Dia Internacional da Tireoide é comemorado em 25 de maio e foi criado para conscientizar a população da importância da detecção precoce e tratamento das doenças tireoidianas. O tema deste ano segundo a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia Metabologia) é “Tireoide e Coração”.

Confira a seguir informações que podem ajudar a entender como as doenças tireoidianas são capazes de afetar o coração.

A tireoide é uma glândula que tem importantes efeitos no coração. Ela estimula a contração e frequência desse músculo, a produção de fibras cardíacas, a pressão arterial e pode determinar se coração fica mais ou menos acelerado. No caso de uma disfunção tireoidiana, seja hipotireoidismo ou hipertireoidismo, o coração pode ser diretamente afetado.

No hipertireoidismo, o coração fica mais acelerado, e o paciente sente taquicardia, palpitação e o órgão pode ficar arrítmico. A arritmia é mais comum em pacientes idosos com hipertireoidismo, e pode ser a primeira manifestação clínica dessa disfunção.

Já nos pacientes com hipotireoidismo, o coração desacelera, torna-se mais lento, a força de contração fica menor, a capacidade de bombear sangue diminui e o órgão fica enfraquecido, o que pode levar a uma insuficiência cardíaca.

Em geral, as alterações cardíacas decorridas de uma disfunção tireoidiana, seja hiper ou hipotireoidismo, são resolvidas com o tratamento direcionado para a tireoide. Em casos específicos, pode ser necessário um tratamento em conjunto com o cardiologista.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui