31 de maio: Dia Mundial Sem Tabaco
- por Oncocentro Curitiba
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Estudos científicos publicados este ano mostram que os fumantes têm maior risco de desenvolver doença grave e morte por COVID-19 do que não-fumantes.
A pandemia de COVID-19 levou milhões de usuários de tabaco a quererem largar o cigarro. Comprometa-se hoje a parar de fumar e assine o compromisso.
Comprometa-se a parar de fumar!
Parar de fumar pode ser desafiador, especialmente com o estresse social e econômico adicional que surgiu como resultado da pandemia.
Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a fazer isso.
Mais motivos para parar de fumar, segundo a OMS
- Prejudica sua respiração - O tabagismo é a principal causa do câncer de pulmão. Os fumantes têm até 22 vezes mais risco de desenvolver esse tipo de câncer ao longo da vida. Um em cada cinco fumantes de tabaco desenvolve doença pulmonar obstrutiva crônica, especialmente as pessoas que iniciam o hábito durante a infância e adolescência. Fumar também pode piorar a asma em adultos.
- Faz mal ao coração - Fumar apenas alguns cigarros por dia, fumar ocasionalmente ou se expor ao fumo passivo também aumenta o risco de doenças cardíacas. Os fumantes de tabaco têm até duas vezes mais risco de derrame e quatro vezes mais chances de desenvolver problemas no coração.
- Ameaça a saúde de amigos e parentes - Mais de um milhão de pessoas morrem todos os anos devido à exposição ao fumo passivo. Não fumantes expostos ao fumo correm o risco de desenvolver câncer de pulmão, e a exposição ao fumo passivo está associada à diabetes tipo 2. Os cigarros também podem provocar incêndios acidentais.
- Afeta sua aparência - Fumar deixa os dentes amarelados e envelhece a pele mais rapidamente, deixando-a mais enrugada, dura e seca. O tabagismo também aumenta o risco de desenvolver psoríase, uma doença inflamatória não contagiosa que deixa manchas vermelhas que coçam e se espalham pelo corpo. Provoca, ainda, mau hálito e deixa cheiro forte nas roupas e no ambiente.