Alguns alimentos que podem ajudar a combater o cansaço físico e mental
- por Oncocentro Curitiba
Alguns alimentos, como a banana, o abacate e amendoim tem propriedades que ajudam a combater o cansaço, melhorando a disposição para as tarefas do dia a dia. Eles contribuem para o relaxamento do organismo promovendo uma boa noite de sono, repondo assim as energias para o dia seguinte.
Além disso, fazer uma refeição leve ao jantar com alimentos cozidos, com pouca gordura e sem pimenta ou outros condimentos também contribui para uma noite relaxante, que é essencial para combater o cansaço.
Alimentos que combatem o cansaço mental
Os alimentos que combatem o cansaço mental são, principalmente:
- Maracujá, abacate, banana, cereja
- Alface
- Canela
- Chá de erva-cidreira
- Mel
- Amendoim
Esses alimentos devem ser consumidos 2 a 3 vezes por dia, por exemplo, alface na salada do almoço, banana com canela no lanche e suco de cereja antes de ir dormir. Se após uma ou duas semanas a fazer uma alimentação rica nesses alimentos o cansaço não diminuir, é aconselhado consultar um médico para verificar se existe algum problema de saúde.
Outros alimentos, como café, chá verde ou guaraná ajudam a estimular o sistema nervoso central dando mais energia e, por isso, devem ser consumidos antes das 17 h para não causar insônia e prejudicar o descanso durante a noite.
Alimentos que combatem o cansaço físico
Os alimentos que combatem o cansaço físico são, principalmente:
- Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: levedo de cerveja, fígado, carnes e ovos, porque ajudam as células a ter mais energia.
- Alimentos ricos em magnésio: sementes de abóbora, amêndoas, tofu, acelga, espinafre, feijão preto e aveia, que facilitam a contração dos músculos e, por isso, também ajudam a diminuir o cansaço físico.