Alguns hábitos podem ajudar na prevenção do câncer
- por Oncocentro Curitiba
Como o ditado diz: “Prevenir é melhor que remediar” não poderia se aplicar tão bem a outra doença quanto ao câncer.
Estudos recentes mostram que até 40% dos casos de câncer e metade das mortes causadas pela doença são resultados de hábitos de vida que podem ser alterados e não causados por determinação genética, acaso ou contaminação química.
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.
Veja a seguir alguns hábitos recomendados que são fundamentais para se evitar diversos tipos de câncer:
- Não fume: Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago.
- Alimentação saudável protege contra o câncer: Ter uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e evitar os alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer, bebidas adoçadas, entre outros, pode prevenir o câncer.
- Mantenha o peso corporal adequado: Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Uma alimentação saudável, além de fornecer nutrientes que protegem contra o câncer, favorece a manutenção do peso saudável. A atividade física também contribui para a manutenção do peso corporal saudável.
- Pratique atividades físicas: Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim ou buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Experimentar e achar aquela modalidade que você gosta é importante para começar e/ ou aumentar a realização de atividade física.
- Amamente: O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.
- Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos: A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade.
- Vacine contra a hepatite B: O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas: Seu consumo, em qualquer quantidade ou tipo, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
- Evite comer carne processada: Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer.
- Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h: Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
- Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho: Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.
Solicite seu Pré-Agendamento aqui