Alimentação saudável é uma forte aliada para diminuir dores da artrite reumatoide

por Oncocentro Curitiba

A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil e pode levar à incapacitação. Além do tratamento médico, a alimentação também é importante para manter os sinais e sintomas da AR sob controle.

A alimentação para qualquer tipo de artrite e para a artrose deve ser rica em alimentos que possuem propriedades anti-inflamatórias, como peixes, frutos secos e os alimentos ricos em vitamina C, por exemplo. Além disso, é importante ter em mente que o excesso de peso pode levar à sobrecarga em algumas articulações e, por isso, é importante controlar o peso através de uma alimentação saudável para que não haja apenas melhora nos sintomas, mas também seja prevenida a progressão da doença.

A artrite e a artrose são doenças inflamatórias crônicas que podem provocar dor em vária articulações do corpo, podendo surgir em pessoas de qualquer idade, apesar de ser mais comum em pessoas com idade mais avançada. Essas alterações, no entanto, não têm cura, apenas controle dos sintomas e prevenção de complicações através do tratamento com medicamentos receitados pelo médico, mudança nos hábitos alimentares e prática de atividade física.

Confira alguns alimentos que podem contribuir a diminuir as dores da artrite reumatoide:

- Frutas vermelhas - a cor vibrante dessas frutas é dada pela antocianina, uma substância que é fonte de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Alguns exemplos são cereja, morango, romã e goiaba.

- Abacate - é rico em luteína, substância que combate a ação de radicais livres. Em excesso, eles podem contribuir para o desenvolvimento de doenças como a artrite reumatoide. Além disso, a vitamina E, um micronutriente que tem efeito anti-inflamatório, também está presente no alimento.

- Verduras verde escuro - brócolis, espinafre, couve e acelga são fontes de antioxidantes, como a vitaminas A, C e K. Por serem ricas em cálcio, agem também na proteção dos ossos.

- Azeite de oliva - rico em gorduras monoinsaturadas, contém compostos ativos que estão associados à redução dos danos articulares causados pela artrite reumatoide.

- Oleaginosas - como possuem gorduras de boa qualidade, elas auxiliam na proteção das juntas. Uma a duas colheres de sopa por dia é o suficiente. Alguns exemplos de oleaginosas: amêndoas, nozes, pistache, linhaça e chia.

- Cebola, alho e pimenta - a quercetina, antioxidante que age no alívio das inflamações é encontrada no alho e na cebola. Já as pimentas, são ótimas fontes de vitamina C.

- Peixes - o Ômega-3 age nas células que regulam o sistema imunológico e possuem forte ação anti-inflamatória. As melhores fontes da substância são os peixes de águas frias, como atum, sardinha, cavalinha, truta e anchova.

Além disso, existem estudos que indicam que tanto a artrite quando a osteoartrite são mais graves quando a pessoa possui baixos níveis de vitamina D. É importante também que a pessoa seja frequentemente exposta ao sol, e inclua na alimentação do dia a dia alimentos ricos nessa vitamina, como leite fortificado, ovos e peixes gordos.

Alimentos que pode ajudar a piorar a artrite reumatoide

Se existem bons alimentos para artrite reumatoide, também existem os que podem prejudicar, pois são capazes de piorar a inflamação causada pela doença. Veja quais são os alimentos que você deve evitar:

- Sal e açúcar - quando consumidos em excesso, podem aumentar a intensidade da dor nas pessoas com AR.

- Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

- Bebidas alcoólicas - o exagero no consumo pode prejudicar a recuperação, principalmente em quem faz tratamento medicamentoso.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui