Alimentos Antioxidantes x Câncer de Pele
- por Oncocentro Curitiba
Os antioxidantes presentes na alimentação podem atuar ajudando a diminuir os danos oxidativos causados pela radiação UV ou outros compostos com potencial de alterar o DNA celular.
Apesar do câncer de pele ser de fácil tratamento se identificado no início, pode matar se não tratado. A Oncocentro Curitiba alerta que a radiação ultravioleta é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele, porém outros fatores, como os fatores ambientais (radiação ionizante, intoxicação por metais pesados- arsênico, deficiência de nutrientes antioxidantes) e fatores genéticos (história familiar, tipo de pele) contribuem para o seu desenvolvimento.
Os antioxidantes presentes na alimentação podem atuar ajudando a diminuir os danos oxidativos causados pela radiação UV ou outros compostos com potencial de alterar o DNA celular. Vários alimentos são fontes de antioxidantes, como:
– Carotenóides: melancia, tomate, cenoura, abóbora, mamão, acerola, goiaba, manga, goji berry, espinafre, abóbora.
– Vitamina C: laranja, morango, acerola, goiaba, mamão, goji berry, lichia, abacaxi, kiwi, camu camu, pimentão, tomate.
– Vitamina E: gérmen de trigo, semente de girassol, avelã, óleo de girassol, amendoim, castanha do pará, amêndoa, pistache, abacate, azeite de oliva.
– Zinco: ostras, nozes, castanhas, semente de abóbora, aveia, frutos do mar.
– Selênio: castanha do Brasil, aveia, arroz integral.