Alimentos que podem ajudar durante a leucemia

por Oncocentro Curitiba

A leucemia é o câncer dos tecidos que compõem o sangue no organismo, incluindo a medula óssea e o sistema linfático. Existem muitos tipos desta doença. Algumas formas são mais frequentes em crianças, e outras em adultos.

Esta doença geralmente afeta os glóbulos brancos. Estes são poderosos combatentes de infecções; em geral, eles crescem e se dividem de maneira organizada, já que o corpo precisa deles. Mas em pessoas com este tipo de condição, a medula óssea produz glóbulos brancos anormais, que não funcionam corretamente.

Os médicos classificam a leucemia com base na velocidade de sua evolução, e nos tipos de células envolvidas.

O primeiro tipo de classificação centra-se na taxa de evolução da leucemia:

- Leucemia aguda: Na leucemia aguda, as células sanguíneas anormais são células imaturas(blastos). Elas não podem cumprir suas funções normais e multiplicar-se rapidamente; por isso a doença piora rapidamente. A leucemia aguda requer tratamento rápido e agressivo.

- Leucemia crônica: Existem muitos tipos de leucemia crônica. Alguns produzem células demais e outros, muito poucas. A leucemia crônica inclui células sanguíneas mais maduras.

Essas células sanguíneas se replicam e se acumulam muito lentamente, e podem funcionar normalmente por um tempo. Algumas formas de leucemia crônica a princípio não produzem sintomas precoces, por isso podem passar despercebidas, ou não ser diagnosticadas por anos.

O segundo tipo de classificação leva em conta o tipo de glóbulo branco afetado:

- Leucemia linfocítica: Este tipo de patologia afeta as células linfoides (linfócitos) que compõem o tecido linfoide ou linfático. Este tecido forma o sistema imunológico.

- Leucemia mielogênica: Este tipo de condição afeta as células mieloides. Estas originam glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, e células que produzem plaquetas.

Confira a seguir alguns alimentos de grande valor nutricional que irão ajudar durante a leucemia.

Alimentos ricos em fibras

- Arroz e pão integral

- Aveia

- Feijão em qualquer uma das suas cores

- Milho

- Lentilha

- Linhaça

Esses alimentos permitem que o organismo acelere o trânsito intestinal e arraste as substâncias cancerígenas que podem estar no trato digestivo, impedindo de serem absorvidos pelo organismo.

O consumo habitual de frutas

Entre as frutas mais ricas em fibras e antioxidantes estão:

- Melancia

- Abacate

- Abacaxi

- Morangos, framboesas, mirtilos

- Pera

- Maçã

- Romã

- Uva

- Manga

- Kiwi

- Mamão

- Laranja

No caso do abacate, este é uma excelente fonte de fibra, que também é rica em gorduras mono e poli-insaturadas (gorduras boas). Estes ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e reduzir o colesterol.

Vegetais essenciais

- Brócolis

- Couve-flor

- Cenoura

- Tomate

- Berinjelas

Além disso, a alface e o espinafre são ricos em luteolina, um flavonoide que desempenha um papel importante na alimentação.

O consumo de plantas crucíferas ajuda a proteger o DNA celular, e outros fatores importantes para a saúde. Não hesite em incluir na sua dieta:

- Brócolis

- Couves de bruxelas ou brotos

- Repolho roxo ou branco

- Couve-flor

- Vegetais de folhas verdes (rabanete, couve, nabo sueco, nabos comuns, wasabi, agrião)

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui