Alimentos que podem colaborar na prevenção do câncer de cabeça e pescoço
- por Oncocentro Curitiba
Câncer de cabeça e pescoço corresponde aos tumores que atingem boca, faringe, laringe, seios da face e cavidade nasal.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse conjunto de tumores malignos é mais incidente em homens a partir dos 60 anos. No entanto, pode acometer pessoas de ambos os sexos, em diferentes faixas etárias.
As medidas mais importantes para evitar o câncer de cabeça e pescoço incluem abstenção do tabagismo, redução do consumo de bebidas alcoólicas, vacinação contra o HPV, uso de preservativos nas relações sexuais, manutenção de boa higiene oral, visitas regulares ao dentista e ao clínico geral, além de adoção de alimentação balanceada. Por falar em alimentação, segue uma lista com alguns dos melhores alimentos para diminuir o risco desse tipo de câncer. Como diria o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.
- Frutas vermelhas e roxas: Frutas como amora, morango, framboesa, uvas, açaí e cerejas são alimentos funcionais aliados na prevenção a vários tipos de câncer, como os de mama, cólon, esôfago, estômago, pâncreas e boca. Elas possuem ação antioxidante por conta da presença de flavonoides (antocianinas).
- Frutas cítricas: Abacaxi, laranja, limão, maracujá e acerola são indicados para ajudar a prevenir o câncer em questão, pois elas também, assim como as frutas vermelhas e roxas, possuem grande potencial antioxidante.
- Cenoura: A cenoura é fonte de vitamina betacaroteno, componente transformado em vitamina A pelo organismo, o que auxilia no combate aos radicais livres. O consumo desse alimento não só ajuda a evitar o câncer, como melhora a qualidade da visão, previne o envelhecimento precoce, aumenta a qualidade da pele, dentre outros benefícios. A abóbora também cumpre esses papéis.
- Alho: Este alimento é rico em compostos sulfurados, especialmente alicina, que proporciona o cheiro característico do alho e que é um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.
- Batata-doce: A batata-doce é um alimento riquíssimo em carotenoides, substâncias antioxidantes.
- Folhas verde-escuras: Por fim, vegetais com folhas verde-escuras não poderiam ficar fora da lista! Os alimentos como brócolis, agrião, couve, chicória, rúcula e espinafre devem fazer parte do cardápio. Fontes de vitaminas e múltiplos sais minerais, eles fortalecem as defesas do corpo e, além disso, possuem ação antioxidante.