Aprenda a montar lanches saudáveis e saborosos para seu filho na volta às aulas
- por Oncocentro Curitiba
Especialistas alertam para o perigo do consumo de ultraprocessados e pedem para que pais invistam em alimentos saudáveis.
A hora do recreio é um momento muito aguardado pela criançada durante as aulas. Ao bater o sinal, é hora de brincar com os amiguinhos e fazer um lanchinho com bolacha, suco de caixinha, doces e salgadinhos, certo? Se os pequenos pudessem escolher, esse seria o menu, mas, ao longo dos anos, o consumo de alimentos ultraprocessados pode prejudicar seriamente a saúde. É preciso buscar uma alimentação saudável para os pequeninos.
Atualmente, a obesidade infantil atinge até 36,9% das crianças de cinco a onze anos de idade. E essa porcentagem continua preocupante com os adolescente, entre 12 e 19 anos: 35,8% deles estão acima do peso. Esses são dados do Ministério da Saúde.
Ao longo das férias, os pais relaxam e acabam deixando os filhos consumirem alimentos considerados junk foods. Mas quais são os principais erros na hora de montar uma lancheira para os filhos?
Nutricionistas, que realizam pesquisas nas áreas de Nutrição e Saúde Pública, alertam sobre o abuso de produtos industrializados.
É importante que os pais fiquem atentos ao rótulo para evitar excessos de açúcares, sódio, aditivos e gorduras, como a gordura vegetal hidrogenada e o óleo de palma. O refrigerante deve ser evitado, pois contém excesso de açúcar e possui compostos que são prejudiciais à saúde, como os corantes (caramelo IV). Mesmo as versões lights não são recomendadas, pois substituem o açúcar por adoçante, indicado apenas em casos de diabetes.
É comum que as cantinas das escolas ofereçam lanches rápidos e nada benéficos à saúde. O melhor a ser feito é carregar lanches saudáveis para a escola, nutritivos e de acordo com a aceitação da criança. Marcela Tardiolli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), afirma que a composição do lanche da tarde saudável infantil deve conter uma fonte de carboidratos (pães, biscoitos ou cereais matinais) uma de fibras e minerais (frutas ou sucos) e uma de cálcio (leite, queijo ou iogurte).
Mas nutricionistas avaliam que é preciso haver moderação.
Salgadinhos, biscoitos recheados, bolos industrializados e achocolatados são ricos em açúcar e gordura e contém alto teor de sódio. A energia fornecida pelos lanches intermediários deve estar em torno de 5% a 15% do total de energia que a criança precisa consumir ao dia, variando em torno de 100 a 300 calorias, dependendo da idade. O consumo de um achocolatado de caixinha e uma porção de bolinho industrializado pode chegar a mais de 400 calorias, ou seja, cerca de três vezes superior ao que é recomendado para os pequenos.
O ideal é substituir os salgadinhos industrializados por lanche natural feito em casa ou chips de vegetais caseiros e assados. Além disso, envie sempre uma garrafinha de água para garantir a hidratação.
Quais alimentos podem compor um cardápio saudável para a lancheira?
- Lancheira 1: Leite com chocolate (adicionar ao leite fluído uma colher de chá rasa (três gramas) de chocolate 50% cacau), biscoito caseiro de aveia e um pêssego.
- Lancheira 2: Iogurte natural batido com leite e ameixa seca, minibolo caseiro de maçã com uva passa e aveia, sem açúcar.
- Lancheira 3: Flan caseiro feito com iogurte, leite e morangos, um kiwi e chips de mandioquinha caseira assado.
- Lancheira 4: Suco natural de laranja com cenoura e mini pão francês com queijo branco.