Atividade física e alimentação saudável contribuem no tratamento do câncer de mama

por Oncocentro Curitiba

O que se sabe é que condições genéticas contribuem para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. Fatores ambientais e comportamentais também estimulam o crescimento de células cancerígenas, como a alimentação pobre em nutrientes e o sedentarismo.

Com o câncer de mama não é diferente. Não há um tipo de alimento que previna a doença, porém, um cardápio saudável, além do exercício físico, estimula a melhor qualidade de vida do paciente oncológico. Veja a seguir 3 segmentos de frutas, ricas em antioxidantes, as vermelhas, amarelas/alaranjadas e as cítricas, para consumo durante o tratamento de tumores malignos.

Frutas vermelhas

Frutas como morango, amora, framboesa e mirtilo têm sua coloração característica devido à presença de pigmentos chamados antocianinas. Essas substâncias têm poder antioxidante e evitam a formação dos radicais livres, moléculas que prejudicam o DNA das células e favorecem o desenvolvimento do câncer. Além disso, essas frutas oferecem boas quantidades de vitamina C, que também é um antioxidante poderoso.

Frutas amarelas e alaranjadas

A coloração amarela ou alaranjada de alimentos como, manga, nectarina e mamão se devem à presença do betacaroteno, um pigmento que protege nosso material genético dos danos causados pela oxidação. Outro benefício desses alimentos são as altas concentrações de vitaminas, minerais e fibras, que permitem o bom funcionamento de todo o organismo.

Frutas cítricas

As frutas cítricas são as campeãs quando o assunto é vitamina C, um micronutriente capaz de evitar o estresse oxidativo nas células e prevenir o desenvolvimento de diversos tipos de tumor maligno, inclusive o câncer de mama.

Você pode consultar um nutricionista durante o tratamento do câncer de mama. Ele fará um cardápio equilibrado para você ter mais qualidade de vida durante essa fase.

Exercício físico sempre

O exercício físico é importante para todas as etapas da vida, inclusive durante o tratamento do câncer de mama. O exercício físico em pacientes com tratamento quimioterápico de câncer de mama também é salutar neste período. O treinamento aeróbico, por exemplo, é capaz de promover melhorias indicando que o desenvolvimento aeróbico melhora a qualidade de vida, bem como fadiga, depressão e ansiedade, fatores que podem surgir durante o tratamento oncológico. Portanto, movimente-se durante o período.

Porém, procure um profissional de educação física para passar o treino mais adequado para você durante o tratamento do câncer de mama. O auxílio de um fisioterapeuta especializado também contribuirá neste momento.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui