Autoexame pode ajudar na prevenção do câncer de boca.

por Oncocentro Curitiba

O câncer de boca é uma denominação genérica que se refere às diversas neoplasias que podem atingir a cavidade oral, sejam elas um melanoma nos lábios, um sarcoma ou, o mais comum, um carcinoma epidermoide.

Mas, apesar de serem vários os tipos de tumores a incidirem na boca, a principal forma de prevenir é uma só: não fumar. A combinação do hábito do cigarro com o alcoolismo potencializa ainda mais a probabilidade de desenvolver a doença. Para se ter uma ideia, a chance de um fumante que consome habitualmente bebidas alcoólicas desenvolver câncer de boca é cerca de 30 vezes maior do que a de uma pessoa que não possui esses hábitos. Portanto, se este ano você decidiu parar de fumar ou moderar no álcool, mas ainda não levou esses planos adiante, este é o momento.

Além do cigarro e do álcool, a exposição ao sol também é considerada um fator de risco para o câncer de cavidade oral, já que contribui para o surgimento do melanoma (um tipo de câncer de pele) nos lábios. Portanto, evitar a exposição ao sol também é uma forma de prevenir o câncer de boca.

Outra forma de prevenção é a constante atenção aos primeiros sinais do câncer de boca, principalmente se você fizer parte do grupo de risco. Além disso, as lesões suspeitas são aquelas feridas normalmente indolores que não cicatrizam em até 15 dias.

O câncer de boca, quando diagnosticado precocemente, tem 90% de chances de cura. Dor, dificuldades nas funções da mastigação e da fala são sinais de que o tumor pode já ter invadido estruturas nervosas e dos músculos.

Confira agora como realizar o autoexame

O autoexame é simples e ajuda na identificação de alterações bucais e prevenção do câncer bucal.

Embora eficaz, esse exame não substitui o exame clínico realizado pelo profissional da saúde.

A técnica do autoexame bucal consiste na inspeção visual e palpação, devendo ser realizada em frente ao espelho com boa iluminação. Para facilitar a memorização das estruturas da boca a serem examinadas no autoexame bucal, foi criada a sigla: BLLAP (Bochecha, Lábios, Língua, Assoalho bucal e Palato).

O que é preciso observar durante o autoexame?

- Mudança de coloração;

- Áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras, pontes móveis);

- Feridas que não cicatrizam em uma semana;

- Dentes fraturados ou amolecidos;

- Caroços ou endurecimento.

Lembre-se, mesmo sem encontrar nenhuma alteração, a visita ao dentista não deve ser esquecida.

De frente para o espelho, lave a boca, toque suavemente com as pontas dos dedos toda a face para ver se há algum sinal que não havia notado anteriormente.

– Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe a mucosa. Em seguida faça o mesmo com o lábio superior.

– Com o dedo indicador, examine os dois lados da bochecha. Ainda com a ponta do dedo indicador, examine a gengiva.

– Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo. Em seguida, procure tocar todo o assoalho (a base) da boca.

– Ponha a língua para fora e observe a parte de cima dela. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxe a língua para esquerda e depois para a direita.

– Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas.

– E, finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.

ATENÇÃO: Para diagnósticos corretos e esclarecer dúvidas converse com seu médico ou dentista.

 

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui