Benefícios terapêuticos da marcha nórdica
- por Oncocentro Curitiba
A atividade física é fundamental para cuidar da saúde e manter o bom estado corporal em geral.
Mas nem sempre é fácil encontrar uma atividade suficientemente atraente para seus pacientes. Neste artigo propomos que a macha nórdica, uma modalidade esportiva que tem se popularizado muito nos últimos anos por seus benefícios terapêuticos.
O que é a marcha nórdica?
A caminhada nórdica, ou nordic walking, é uma atividade desportiva ao ar livre muito praticada no norte da Europa, que se baseia em andar com a ajuda de dois bastões semelhantes aos que são usados para praticar esqui de fundo.
Os bastões utilizados são especialmente concebidos para este tipo de atividade, são leves e contam com as luvas, que evitam que ele caia da mão durante a viagem.
Este tipo de exercício tem mais benefícios em frente a uma marcha normal, dado que, ao usar os bastões trabalham-se também a força e o trem superior, a coordenação e a flexibilidade. Além disso, aumenta o esforço corporal e, portanto, aumenta o gasto de energia, queimando mais calorias do que uma viagem comum.
Benefícios terapêuticos da marcha nórdica
O bom deste exercício é que pode ser indicado para todas as idades e sexo. É recomendado tanto em reabilitações físicas como psíquicas. Estes são os principais benefícios terapêuticos:
- Exercita quase 90% da musculatura: é uma técnica integral, embora não seja uma técnica muito complexa. É aconselhável recorrer a um instrutor até atingir um certo nível de desenvolvimento.
- Desenvolve qualidades físicas como a mobilidade, a flexibilidade, a força, a resistência e a coordenação de braços e pernas.
- Melhora a postura e reduz as dores de costas.
- Ajuda a manter o peso e reduzir a gordura corporal.
- Reforça o sistema imunitário.
Aplicável em casos de reabilitação: alguns profissionais de saúde recomendam em casos de doenças cardíacas, doença de Parkinson, osteoporose, ou pós-cirúrgico como o caso do câncer de mama, que prejudica a mobilidade do braço e ombro.