Câncer de Pele: Como se prevenir?
- por Oncocentro Curitiba
Sol, calor, verão chegando. Começamos, mais um mês de alerta contra uma doença. Desta vez, é o Dezembro Laranja, campanha de alerta contra o câncer de pele.
Vem chegando o verão e com ele uma temporada inteira de praia, piscina, atividades ao ar livre e, principalmente, muito sol. Nesse período de calor intenso, o movimento Dezembro Laranja traz um alerta sobre a importância dos cuidados para a prevenção do câncer de pele.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), criadora da campanha anual, o câncer de pele não melanoma é o tipo da doença mais frequente no Brasil, com cerca de 180 mil casos registrados a cada ano.
Como se prevenir?
Apesar de ocorrer com mais frequência em pessoas acima de 40 anos, o desenvolvimento da doença não possui nenhuma relação com a idade, e sim com a alta exposição solar sem proteção. Isso porque a radiação violeta liberada pelo sol traz efeitos cumulativos à pele, provocando danos ao DNA que podem resultar em lesões.
Fique Atento! O câncer de pele costuma surgir em áreas do corpo que ficam mais expostas como couro cabeludo, face, costas, ombros e orelhas, e pode ser identificado a partir do aparecimento de manchas assimétricas, com bordas e cores irregulares, diâmetro maior que 6mm e de difícil cicatrização.
Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pele pode ter índice de cura acima de 90%. Porém, nos casos avançados de melanoma, por exemplo, esse índice cai para 20%.
Quando diagnosticada em seu estágio inicial, a doença tem grandes chances de cura. Confira algumas dicas e previna-se:
- Procure uma sombra, principalmente entre 10h e 16h;
- Use roupas adequadas com proteção UVA e UVB;
- Use chapéu e óculos de sol;
- Evite o bronzeamento artificial;
- E o mais importante: utilize protetor solar mesmo em dias nublados.
Na Oncocentro Imunopar, nossa especialista em Dermatologia:
Dra. Myrciara Macedo de Alcântara CRM: 39799 / RQE: 23260
Solicite seu Pré-Agendamento aqui