Câncer de pele de células de Merkel
- por Oncocentro Curitiba
Embora se saiba que alguns fatores de risco podem aumentar a chance de uma pessoa ter câncer de pele de células de Merkel, não está claro como esses fatores podem causar o câncer de pele de células de Merkel.
O câncer é o resultado de alterações no DNA de uma célula. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todas as células. Normalmente, as pessoas se parecem com seus pais, porque eles são a fonte de seu DNA. Entretanto, o DNA também pode influenciar o risco de desenvolver certas doenças, como alguns tipos de câncer.
Alguns genes contêm instruções para controlar o crescimento e divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes. Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células a morte no momento certo são chamadas de genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações do DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor.
Os pesquisadores ainda não sabem como todas as mutações do DNA resultam em câncer de pele de células de Merkel, mas já descobriram que muitos destes cânceres têm alterações nos genes supressores de tumor.
O câncer de pele de células de Merkel não parece ser hereditário, logo as alterações no DNA que levam ao câncer de pele de células de Merkel não são susceptíveis de serem herdadas. Portanto, essas alterações acontecem durante a vida da pessoa. Às vezes, essas alterações poderiam ser eventos aleatórios que acontecem no interior das células, sem uma causa externa. Mas, às vezes a causa pode ser algo específico, como a exposição solar a longo prazo ou a infecção com o poliomavírus de células de Merkel.
A radiação ultravioleta pode danificar o DNA das células da pele. Às vezes, esse dano afeta os genes que controlam como e quando as células crescem e se dividem, o que pode ser o primeiro passo para descobrir como essas células se tornam cancerígenas.
O papel da infecção do poliomavírus de Merkel no desenvolvimento do câncer de pele de células de Merkel ainda não está claro. Os pesquisadores já sabem que o vírus pode entrar nas células e levá-las a produzir uma proteína que desliga os genes supressores de tumor, o que pode levar ao câncer de pele de células de Merkel.
A importância da infecção pelo poliomavírus de células de Merkel poderia ajudar a explicar por que as pessoas com sistemas imunológicos fracos têm um maior risco de câncer. Uma vez que o vírus não seja completamente eliminado, um sistema imunológico debilitado poderia permitir que o mesmo se desenvolvesse, aumentando o risco de câncer de pele de células de Merkel.
Os pesquisadores estão estudando alterações específicas no DNA das células do câncer de pele de células de Merkel para entender o que causa a doença. Uma melhor compreensão dos mecanismos envolvidos na formação do câncer também pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para superar ou reparar o dano.