Conheça quais exames ajudam no diagnóstico do câncer de colo de útero.

por Oncocentro Curitiba

A Oncocentro Curitiba traz informações sobre os principais exames utilizados para o diagnóstico e estadiamento do câncer de colo do útero. 

Radiografia de tórax

O exame de raios X é um procedimento de imagem para avaliar o corpo humano, que cria uma imagem das estruturas internas do corpo, utilizando uma pequena quantidade de radiação.

A radiografia de tórax é utilizada para determinar se o câncer do colo de útero se disseminou para os pulmões.

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Essa mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia.

As tomografias são geralmente realizadas se o tumor for maior ou se houver preocupação com a disseminação da doença.

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. As imagens de ressonância magnética são particularmente úteis na análise das partes moles do corpo algumas vezes melhor do que outros exames de imagem, como a tomografia computadorizada. O seu médico decidirá qual exame de imagem é melhor para o seu caso em particular.

Tomografia por emissão de pósitrons (PET)

Na tomografia por emissão de pósitrons (PET scan), uma forma levemente radioativa de açúcar (FDG) é injetada no sangue e se acumula principalmente nas células cancerígenas.

PET CT. Geralmente, o PET é combinado com uma tomografia computadorizada para realizar os dois exames simultaneamente, o que permite que o médico compare uma área radioativa com uma imagem mais detalhada na tomografia computadorizada. Esse é o tipo de PET scan mais frequentemente usado em pacientes com câncer de colo de útero.

 PET scan pode ser utilizado para detectar possíveis áreas de disseminação da doença para os linfonodos ou outros órgãos.

Urografia intravenosa

A urografia intravenosa, também conhecida por urografia excretora, é um exame de raios X do sistema urinário realizado após a injeção intravenosa de um corante especial. Esse corante é removido da corrente sanguínea pelos rins, passando pelos ureteres e bexiga. Esse procedimento detecta anormalidades no trato urinário, como mudanças causadas pela propagação do câncer do colo de útero para os linfonodos pélvicos, que podem comprimir ou bloquear um ureter.

 

Faça seu pré-agendamento aqui