Cuidados com a traqueostomia durante a pandemia
- por Oncocentro Curitiba
Pacientes traqueostomizados devem manter algumas precauções específicas.
Com a pandemia do novo Coronavírus, o paciente traqueostomizado precisa de cuidados que vão além daqueles de rotina.
Quando um paciente tem um câncer que dificulta a passagem de ar para os pulmões, como um tumor na garganta, por exemplo, muitas vezes é utilizada a traqueostomia: um recurso que facilita a respiração por meio de uma abertura na traqueia.
O novo Coronavírus e os cuidados com a traqueostomia
Como a traqueostomia é uma passagem de ar feita na garganta, o paciente pode ser contaminado ou contaminar outras pessoas.
É importante que ele redobre os cuidados para evitar contrair o vírus por meio da traqueostomia. Como essa passagem de ar pode expelir gotículas e aerossóis, também é uma forma do paciente com o novo Coronavírus transmitir a doença para outras pessoas.
Por isso, a principal recomendação é o isolamento social desse paciente. Se for necessário sair de casa ou procurar um pronto-socorro, é importante utilizar duas máscaras: uma para cobrir a boca e o nariz e outra para a traqueostomia.
Além das recomendações gerais, pacientes traqueostomizados precisam higienizar as mãos com maior frequência, principalmente se for manipular a traqueostomia, que deve ser tocada somente quando for necessário.
Estrutura preparada
A Oncocentro Curitiba está preparada para oferecer um ambiente seguro e protegido aos pacientes oncológicos.
Para pacientes com câncer, é importante evitar:
- Aglomerações e ambientes fechados;
- O cumprimento com apertos de mão, beijos e abraços, mesmo nos médicos e em outros profissionais de saúde;
- Visitas desnecessárias;
- Acompanhantes que apresentem sintomas de gripe ou suspeita de Coronavírus – é importante que seja apenas um acompanhante.