Cuidados fundamentais para o bem-estar feminino
- por Oncocentro Curitiba
Independentemente da idade, toda mulher precisa ter alguns cuidados para manter sua saúde em dia e viver com qualidade de vida.
O mundo feminino é rodeado de atenções especiais para promover a saúde e garantir, bem-estar e qualidade de vida:
Hoje em dia, a mulher possui inúmeras atribuições, ela é ao mesmo tempo profissional, mãe, dona de casa, esposa, e conciliar tudo isso em 24 horas não é uma tarefa fácil. Muitas vezes pela falta de tempo, a sua saúde é deixada de lado, mas é preciso dedicar alguns minutos ou horas do dia para cuidar de si, o seu bem-estar físico e mental deve ser uma das suas prioridades. Alguns exames específicos como o Papa Nicolau e a Mamografia, devem ser realizados periodicamente, para garantir a saúde da mulher. Confira a seguir alguns cuidados fundamentais para o bem-estar feminino.
- Durma bem: Uma boa noite de sono, pode fazer muita diferença na vida da mulher que vive com os dias corridos e cheio de atividades: A necessidade de sono varia de uma mulher para a outra, mas se você tem dificuldade para sair da cama, se cansa facilmente ou tem dificuldade de concentração, você provavelmente não está dormindo o suficiente. Recomenda-se de 6 a 8 horas de sono por dia.
- Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água: Pequenas mudanças nos seus hábitos diários podem contribuir com a sua saúde e melhorar o funcionamento do organismo: O excesso de sal pode comprometer a saúde, além de contribuir para o inchaço de pés, pernas, barriga e outras regiões do corpo. A retenção de líquidos provocada pelo consumo excessivo de sal, sobrecarrega o coração, os rins, os vasos sanguíneos e pode levar a hipertensão. Já a ingestão contínua de água é fundamental para manter o metabolismo, as atividades celulares e funcionamento do intestino.
- Alimente-se bem: A escolha dos alimentos que vão no seu prato é um dos pontos centrais para se ter uma melhor qualidade de vida. Dê preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Ou seja, opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes e bebidas lácteas. Não troque comida feita na hora por produtos que dispensam preparação culinária. Fique com sobremesas caseiras, dispensando as industrializadas.
- Mexa-se: Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina, inclusive, daquelas que não precisam perder peso. Abandonar o sedentarismo diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, além de conferir mais disposição e energia para o dia a dia.
- Controle o seu peso: Chegar ao peso ideal é o desejo de todas as mulheres, não só por questões de estética, mas principalmente por saúde: A partir dos 40 anos, o metabolismo da mulher fica mais lento e as necessidades calóricas diminuem. Uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares irão te ajudar a manter o peso adequado.
- Pare de fumar: Todos os cuidados com o nosso corpo e saúde começam com hábitos saudáveis e parar de fumar deve ser um dos primeiros passos para as mulheres que desejam melhorar a qualidade de vida: O consumo de derivados do tabaco causa doenças principalmente as cardiovasculares (infarto, angina), o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas (enfisema e bronquite).
- Faça avaliações periódicas de saúde: Ir ao médico regularmente, fazer o autoexame e procurar qualquer ajuda profissional é um ato de amor-próprio, é querer o nosso próprio bem-estar e prevenir o desenvolvimento de diversas doenças.
- Aprenda a gostar de você: Se olhe no espelho e se ache linda, por dentro e por fora: Trabalhe a sua autoestima e seu autoconhecimento para viver melhor. O conceito que temos sobre nós mesmos define como nos colocamos e nos portamos na vida, define o valor que damos a nossa pessoa, ao nosso trabalho, as nossas opiniões, as nossas vontades, e aos cuidados para o nosso corpo e nossa saúde.