Dezembro Laranja: Adicione mais fator de proteção ao seu verão!
- por Oncocentro Curitiba
Neste verão, vamos conjugar prevenção ao coronavírus com cuidados para reduzir as chances de casos de câncer de pele? Esta é a proposta da campanha do Dezembro Laranja, organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 2021.
É importante deixar claro que o atual momento pede que junto com o uso do álcool gel, máscara e distanciamento, os brasileiros cultivem as práticas de fotoproteção. Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade.
No entanto, a retomada da normalidade não deve ser feita sem atenção às recomendações das autoridades sanitárias, ainda atentas à possibilidade de aumento dos casos de contaminação pelo coronavírus. Além desse cuidado, a população deve agregar à sua rotina as medidas de prevenção contra o câncer de pele.
O tema deste ano do Dezembro Laranja é: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!” e tem como objetivo a conscientização sobre os riscos do câncer de pele, a importância da fotoproteção e a necessidade de respeitar as orientações das autoridades sobre os cuidados com a covid-19.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), todos os anos, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença.
No Brasil, aproximadamente 30% dos tipos de cânceres registrados no país são câncer de pele. Um número alto, que aponta para a necessidade de proteção.
O câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol.
O cancêr de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:
- Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;
- Câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.
Procure sempre um médico especializado se perceber qualquer sintoma.
Como identificar o câncer de pele?
Os principais sintomas do câncer de pele são:
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
O câncer de pele ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Se não tratado adequadamente, pode destruir essas estruturas.
Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente o profissional de saúde especialista para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.
Na Oncocentro Imunopar, nossa especialista em Dermatologia:
Dra. Myrciara Macedo de Alcântara CRM: 39799 / RQE: 23260
Solicite seu Pré-Agendamento aqui