Dezembro Laranja: Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele
- por Oncocentro Curitiba
Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja, iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.
Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas, como a Oncocentro Curitiba que traz informações sobre o assunto com o intuito de alertar e informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
A ação completa sete anos em 2020 e em decorrência da pandemia do novo coronavírus será feita no formato digital, começando hoje dia 1 de dezembro. O tema escolhido enfatiza que câncer da pele é coisa séria e que a conscientização deve começar na infância.
Por isto, é preciso observar os seguintes aspectos em sua pele quando aparecer uma mancha que cresce, às vezes coça, sangra e não cicatriza. Estes são sinais de alerta porque podem indicar câncer de pele. Contudo, é importante reforçar o cuidado com a exposição excessiva ao sol, muito presente no verão, além de realizar a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele. A campanha de cuidados deve ser levada a sério entre os brasileiros, tendo em vista que o câncer de pele é o tipo de maior incidência de casos no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a média é de 176 mil novos casos por ano. Todos os anos, cerca de 2.300 pessoas morrem por conta da doença. A doença pode se manifestar de 3 formas: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular (não-melanomas) e o mais grave deles, o melanoma.
O American Cancer Society publicou em sua pesquisa as seguintes recomendações para que a população siga e diminua a possibilidade de manifestar o câncer de pele. Confira a seguir:
- Limitar a exposição à radiação ultravioleta
- Usar roupas adequadas
- Usar chapéu
- Usar protetor solar
- Usar óculos de sol
- Evitar o bronzeamento artificial
- Proteger as crianças do sol
- Prestar atenção em pintas irregulares
- Baixa do sistema imunológico