Dia Mundial da Osteoporose
- por Oncocentro Curitiba
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea e geralmente não apresenta nenhum sinal nos estágios iniciais.
A maioria das pessoas só procura um médico quando ocorreram microfraturas que causam dores e muitas vezes impossibilitam a locomoção. Apesar de atingir todos os sexos, a osteoporose em mulheres é mais comum, por isso, é preciso fazer exames preventivos.
As estimativas apontam que uma a cada quatro mulheres tem ou terá osteoporose em alguma fase da vida. A osteoporose em mulheres atinge todas as idades, mas a doença é mais comum no período da menopausa e pós-menopausa, devido à redução drástica da produção dos hormônios responsáveis pela fixação do cálcio nos ossos.
Para detectar a osteoporose, a paciente precisa realizar um exame chamado densitometria óssea. Por meio de um equipamento de Raio-X, é possível observar exatamente os índices de massa óssea e verificar se o paciente apresenta algum tipo de alteração.
As operadoras de saúde costumam indicar o exame para mulheres acima de 65 anos. Contudo, é importante lembrar ainda que alguns fatores de risco podem contribuir para o aparecimento precoce da osteoporose em mulheres. Se você se encaixa em algum desses critérios, converse com seu médico:
- Pessoas com baixo peso;
- Histórico da doença na família;
- Estilo de vida pouco saudável (cigarro, bebidas alcoólicas);
- Falta de atividade física;
- Dieta pobre em cálcio;
- Pouca exposição à luz solar.
Mesmo que a paciente não se encaixe em nenhum fator de risco e não apresente qualquer problema no exame, é fundamental que seja feita a prevenção da osteoporose, com o objetivo de retardar ou até mesmo evitar o aparecimento da doença.
Para isso, incentivar a mudança de hábitos alimentares, estimulando a ingestão de leite e derivados é muito importante para a prevenção da osteoporose em mulheres. A exposição ao sol (nos horários indicados), que contribui para a absorção de vitamina D, também ajuda a fortificar os ossos.
Aqui na Oncocentro Imunopar nossa especialista em geriatria é a Dra. Nara Lopes Monteiro - CRM 47247 RQE 29263.