Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço

por Oncocentro Curitiba

Hoje, 27 de julho, é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, dentro da Campanha “Julho Verde”. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), todos os anos são confirmados cerca de 40 mil casos de tumores de cabeça e pescoço no País.

Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre o câncer de cabeça e pescoço.

O câncer de cabeça e pescoço não apresenta sintomas imediatos?

Verdade - Apesar de se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa, o câncer de cabeça e pescoço pode ser assintomático em seus primeiros estágios, e seus sintomas podem ser confundidos com os de outros tipos de doenças comuns, o que acaba dificultando o diagnóstico precoce.  Por isso, aos primeiros sinais (rouquidão, dores e feridas na boca que durem mais de duas semanas), procure um médico.

A cirurgia na região do pescoço ocasionará a perda total da fala?

Mito - Nem sempre essa situação irá acontecer e mesmo nos casos em que haja o comprometimento da fala ou rouquidão, hoje em dia já é possível encontrar tecnologias que permitem a possibilidade do retorno da voz, como é o caso da prótese traqueoesofágica.

A prótese traqueoesofágica possibilita o uso do ar dos pulmões para a produção da voz. Esse método aumenta a capacidade de modular a intensidade e a duração da fala.

Aliado ao processo da recuperação da fala, o profissional de fonoaudiologia é parte fundamental da equipe multidisciplinar que acompanha o paciente em tratamento de câncer de cabeça e pescoço. Ele auxiliará na prática de exercícios que estimulem a volta da voz, usando, por exemplo, técnicas de respiração e deglutição.

Uso de enxaguante bucal causa câncer de cabeça e pescoço?

Verdade - Estudos comprovam que o álcool presente na composição dos enxaguantes bucais ao decorrer dos anos pode acabar desenvolvendo o câncer de boca. Mas não se preocupe, você pode continuar usando seu antisséptico bucal, apenas escolhendo uma opção que não contenha álcool dentre seus compostos.

As estatísticas mostram uma queda no número de fumantes. Isso significa diminuição dos casos de câncer de cabeça e pescoço?

Mito - Apesar do tabagismo, junto do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ser considerado um dos principais fatores de risco para o câncer de cabeça e pescoço, atualmente existe um no fator que tem aumentado e também é considerado perigoso: o papilomavírus humano (HPV), que tem sido decorrente da relação sexual oral sem uso de preservativo.

O câncer de cabeça e pescoço é um tipo de tumor exclusivamente masculino?

Mito - No passado existia essa fama por maior parte das pessoas fumantes serem homens, hoje essa realidade mudou. Muitas mulheres são tabagistas, o que aumenta o número de casos deste tipo de tumor no sexo feminino, assim como, houve o aumento da incidência de câncer de tireoide (causado principalmente por variações hormonais, mais constantes em organismos femininos).

Câncer na boca pode ser causado pelo uso de próteses dentárias?

Mito - A utilização de próteses dentárias não provoca câncer. Porém, caso esteja solta e machuque continuamente a boca, pode causar um traumatismo crônico, lesão com possibilidade de predispor ao câncer. A boca deve ser higienizada corretamente, pois, de acordo com algumas pesquisas, a gengivite crônica pode acumular bactérias com potencial carcinogênico. No entanto, não há ligação entre cáries e câncer.

A alimentação adequada pode prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

Verdade - A alimentação adequada pode ajudar na prevenção de diversos tipos de doenças, incluindo os vários tipos de câncer. Isto é, ter em suas refeições alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes, frutas, cereais integrais e leguminosas, evitar o consumo de carne vermelha, assim como, deixar de lado os alimentos ultraprocessados como aqueles prontos para consumo ou bebidas açucaradas.

 

Solicite seu Pré-Agendamento aqui