Dia Mundial do Rim
- por Oncocentro Curitiba
Hoje, dia 09 de março de 2023 é comemorado o Dia Mundial do Rim. A Campanha mobiliza milhões de pessoas em mais de 150 países para conscientizar sobre a saúde dos rins, educar e alertar principalmente sobre a importância da Prevenção, com o objetivo de reduzir a frequência, o impacto e os problemas associados à doença renal.
Cerca de 850 milhões de pessoas sofrem com doença renal no mundo. No Brasil, um a cada dez brasileiros é afetado. Veja a seguir quais doenças que afetam os rins e como se prevenir.
- Obesidade: Com aumento excessivo de peso corporal, o metabolismo demanda filtragem de sangue maior que o costume, sobrecarregando os rins;
- Hipertensão arterial: Em um organismo saudável, os rins filtram 25% de todo o sangue bombeado pelo coração. Já em pessoas hipertensas, os rins ficam sobrecarregados e, ao longo do tempo, podem perder sua função;
- Diabetes: A longa exposição a níveis elevados de glicemia sobrecarrega o funcionamento dos rins ao filtrar o sangue.
Influências do estilo de vida não-saudável
- Uso excessivo de medicamentos;
- Tabagismo;
- Abuso de álcool.
Como saber se tenho alguma das doenças que afetam os rins?
Toda pessoa deve buscar acompanhamento médico anual para realização de exames de rotina. Caso não tenha nenhuma doença que afete os rins, é preciso observar sinais e sintomas que evidenciam se o sistema renal está funcionamento corretamente. Fique atento a:
- Sangue na urina;
- Urina com espuma;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Náuseas ou vômitos;
- Excesso ou ausência de urina;
- Anemia;
- Dor nas costas, próximo aos rins;
- Inchaço do corpo.
Atenção: Caso apresente alguns desses sinais e desconfie de doença renal, procure um profissional da área de urologia e nefrologia.
Como prevenir de doenças renais?
A prevenção de doenças que afetam os rins está diretamente relacionada a um estilo de vida saudável. Para ter cuidado com esse órgão vital, algumas medidas são bastante efetivas. Confira!
- Adote uma dieta menos salgada: O ideal é ingerir cerca de 2 gramas de sal por dia. O excesso da substância no organismo faz com que os rins trabalhem em pressão mais alta.
- Hidrate-se: Quanto mais água ingerir, mais diluído ficam os cristais filtrados pelos rins, que também são eliminados com mais frequência. A hidratação é essencial em todos os casos, mas especialmente para quem possui cálculo renal.
- Diabéticos devem se atentar ao açúcar: Assim como o cuidado com o sal, indivíduos com diabetes devem também controlar a quantidade de açúcar ingerida para não sobrecarregar os rins.
Idosos, pacientes com histórico de doença renal na família e indivíduos com doenças crônicas devem realizar acompanhamento anual com profissionais da saúde.